Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Assistência em equipamentos de outras marcas é especialidade da TGM

Estrutura fabril com modernos centros de usinagem e retíficas de engrenagens é equiparada aos padrões mundiais pela qualidade nos serviços

A cultura da manutenção é cada vez mais crescente nas usinas de açúcar, etanol e energia para garantir maior disponibilidade operacional e eficiência da planta. A experiência de aplicação e análise de problemas na indústria e no campo mostra que a assistência técnica tem sido a solução para a redução de problemas e de custos, independente da marca do equipamento.

Ao longo dos anos, a TGM se especializou em realizar manutenção em equipamentos de outras marcas. À medida que a empresa recebia, de clientes, equipamentos de outros fabricantes, dado ao reconhecimento e à qualidade TGM na prestação de serviços de assistência técnica, foi possível estudar os mais variados tipos de máquinas de diversos acionamentos.

 
Com vasto conhecimento em produtos, aliado à estrutura física e humana, a TGM realiza e garante execução de vários serviços, com o objetivo de extrair o máximo de aproveitamento e disponibilidade operacional de cada equipamento.
 
Segundo Leonardo Matos, gerente da Unidade de Negócios de Serviços da TGM “nosso objetivo é inserir a tecnologia TGM nos equipamentos de outros fabricantes e, atualmente, temos condições de revisar, modernizar, repotencializar e fazer engenharia reversa para o fornecimento de peças de reposição em qualquer marca ou idade do equipamento”, descreveu.
 
Um exemplo de Assistência Técnica (AT) em turbina foi em uma Usina situada no nordeste paulista. Portadora de uma turbina de condensação de 30MW de outro fabricante, com quatro anos de operação, o equipamento apresentou desgaste prematuro em 30% das palhetas. A solução foi oferecer a engenharia reversa para troca dos componentes desgastados e incrementar a eficiência da turbina ao estudar, detalhadamente, o canal termodinâmico, inserindo a tecnologia TGM em uma turbina de outro fabricante.
 
Outra experiência, dessa vez em AT Transmissões, foi em uma Usina em Goiás portadora de vários redutores planetários de acionamento de moenda de outro fabricante. Com apenas um ano de operação, o equipamento apresentou desgaste prematuro dos rolamentos e engrenamento de forma geral, impossibilitando-o de operar na segunda safra.

Neste caso, disse Matos, “a TGM ofereceu a engenharia reversa e troca dos rolamentos por modelos de maior vida útil e troca futura do engrenamento. Também fizemos o mapeamento completo do equipamento para fornecimento de peças de reposição”.

Dentre todos os serviços oferecidos para turbinas a vapor, redutores paralelos, redutores planetários e outros, a TGM realiza engenharia reversa - cuja investigação é detectar as causas de possíveis problemas para propor melhorias com técnicas avançadas que permitem maior precisão aos componentes. Esta estrutura oferece subsídios para análises dos casos de repotenciamento, modernização, revisão e recuperação de equipamentos.
 

Modalidades Técnicas:  Outros importantes serviços fornecidos estão o balanceamento em alta rotação a vácuo em rotores de turbinas a vapor/gás e eixos geradores, sopradores, ventiladores e bombas, com garantia de altos níveis de resultados, equiparados aos padrões mundiais, bem como balanceamento em baixa rotação. Os dois tipos de balanceamento buscam melhorar o desempenho de equipamentos rotativos e devolver as condições originais, aumentando a vida útil do equipamento.
 
Automação e controle também são soluções em tecnologias nos processos de cogeração oferecidas pela TGM. Esta modalidade busca reduzir custos em manutenção e aumentar a eficiência dos equipamentos com segurança da planta. Inspeção, boroscopia, serviços de redutores e fabricação de peças são tecnologias disponíveis para serviços de atendimento aos clientes com confiança, que proporciona segurança, comodidade atribuída à agilidade e eficiência TGM.
 
De acordo com Matos, as aplicações dos serviços simples ou complexos, em máquinas TGM ou em outras marcas de qualquer tamanho, possuem uma estrutura diferenciada tanto na fábrica TGM quanto no campo. “Visamos três pilares fundamentais de uma indústria: maior eficiência, maior disponibilidade e maior segurança operacional”.
 
------------------

Sobre a TGM: Com 23 anos de experiência no mercado, a TGM está sediada em Sertãozinho, possui outras três unidades sendo: Maceió, no nordeste brasileiro, São José dos Campos, próxima a capital de São Paulo e em Nürnberg, na Alemanha, bem como está presente em mais de 40 países e mais de 530 clientes atendidos anualmente. Considerada a maior empresa da América latina no segmento, a TGM é uma multinacional genuinamente brasileira que adquiriu o respeito e a confiança de seus clientes na fabricação de mais de 1.000 turbinas a vapor que totalizam 10.2 GW de energia, 1.330 redutores planetários, 460 redutores paralelos, 28 redutores especiais e 550 turbinas repotenciadas. Realiza também serviços de repotenciamento, revisão, modernização em turbina e redutor de qualquer marca. Além da tecnologia 100% brasileira, outro diferencial é o Atendimento 24hs da Assistência Técnica, realizando o atendimento de forma ágil, eficaz e precisa.