Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO
SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES


Tachos de Cozimento a Vácuo

A Procknor Engenharia tem uma linha de tachos de cozimento a vácuo tipo bateladas com desenho otimizado e de alto rendimento. Os primeiros tachos desta nova família  entraram em operação com absoluto sucesso em meados de 2001.

Este equipamento tem recebido ao longo dos últimos anos vários aperfeiçoamentos no seu projeto, os quais buscam atender a uma série de fundamentos essenciais no desenho dos tachos, fundamentos estes que ao longo do tempo foram esquecidos pelos fabricantes em função da busca, muitas vezes sem critérios, de redução de custo e de aumento de capacidade.

A linha de tachos PROCKNOR tem cinco modelos,  apresentando como diferencial uma capacidade variável em função da eventual instalação de circuladores mecânicos.

Desta maneira o equipamento pode ser instalado inicialmente sem circulador mecânico, considerando uma maior relação superfície / volume. Quando da instalação do circulador mecânico, a capacidade pode ser aumentada, sendo a redução da relação superfície / volume compensada pela circulação adicional da massa decorrente da instalação do circulador mecânico.

Naturalmente com a instalação do circulador mecânico teremos outras vantagens importantes decorrentes deste equipamento. Dentre os critérios e cuidados adotados no projeto podemos citar:

- Ótima relação superfície / volume, operando com ou sem circulador mecânico.
- Baixo volume de pé de cozimento, o que significa que há maior produção efetiva de massa cozida e maior possibilidade de esgotamento.
- Circulador mecânico projetado para ser instalado sem mancal de fundo.
- Separador de arraste inercial de alta eficiência e que evita respingos no separador tipo Demister.
- Separador de arraste tipo Demister instalado internamente no corpo do tacho.

Detalhes construtivos especiais tais como:

- Tubo central e fundo para ótima circulação da massa;
- Entrada dupla de vapor de aquecimento;
- Seis saídas para remoção de condensados;
- Oito saídas para remoção de incondensáveis leves e pesados, inclusive junto ao tubo central;
- Visores nas saídas de condensados;
- Descarga dupla de massa cozida;
- Tampo torisférico preparado para instalação de circulador mecânico sem reforços externos;
- Bocas de visita planas para evitar acúmulo de massa cozida.

Trata-se de equipamento ideal para novas plantas de produção de açúcar e também para a ampliação da capacidade de plantas já existentes.

A Procknor desenvolve projetos de otimização de tachos já existentes, pois muitas vezes é possível com baixo investimento adequar geometrias inadequadas e transformar equipamentos antigos de baixa performance em equipamentos com performance otimizada.

Caso você tenha algum tacho com performance inadequada, basta nos enviar um desenho de conjunto do mesmo e faremos um estudo de viabilidade de sua otimização sem nenhum compromisso. Desde já colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento técnico adicional.