Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO
 SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

É possível decidir não participar da crise?


Considerando a situação econômica e política de nosso país, não é incomum empresas passarem por momentos de extrema pressão por resultados, e eventualmente reorganização para ajustes aos novos níveis de demanda. 

Ao mesmo tempo, existem oportunidades, apesar de não necessariamente tão evidentes. A melhor solução nem sempre é encolher e reduzir os custos operacionais. Para tanto, exige-se muito trabalho, energia, e motivação para fazer diferente, ainda que com muita ousadia, para atender a carências de nossos clientes nesses momentos difíceis. 

Nesse contexto, duas empresas austríacas juntaram esforços para preencher uma lacuna importante do setor sucroalcooleiro. Fronius e voestalpine Böhler Welding (vaBW) se aproximaram de forma colaborativa há poucos anos, e já chegando a resultados relevantes. Em âmbito global, do lado da Fronius, equipamentos para soldagem são aprimorados, ajustados para aplicações específicas, e novos conceitos são levados aos clientes em função dessa parceria corporativa. Já  a vaBW tem desenvolvido consumíveis diferenciados e mais competitivos para nichos específicos. 

No Brasil, essas duas empresas decidiram abordar o processo de chapisco dos rolos de moenda com duas soluções importantes e complementares. Primeiramente foi desenvolvido um equipamento, único no mercado, para chapisco através de arames tubulares. Apesar da Fronius ter pouca tradição no setor, seu histórico de sucesso em aplicações de alta tecnologia em outros segmentos tais como automotivo e óleo & gás, garantiu trazer características importantes ao novo equipamento. Isso foi conseguido através da consultoria e apoio constante de uma equipe da voestalpine Böhler Welding, dedicada ao setor sucroalcooleiro, e responsável pela reconhecida marca de soldagem UTP Maintenance. Os resultados finais são robustez, simplicidade operacional, e produtividade, aliada a equipe da Fronius que conseguiu fortalecer seu conhecimento nas aplicações do segmento, para dar o melhor suporte técnico e comercial ao cliente. 

Em paralelo, a voestalpine Böhler Welding  no Brasil reestruturou sua organização para atender melhor o setor. Hoje há uma equipe dedicada para a marca UTP Maintenance, com responsabilidades claras sobre engenharia de aplicação, desenvolvimento de novos negócios, e atendimento em campo por soldadores qualificados. O intuito é dar foco no crescimento da marca, cuja tradição já é excelente, e oferecer o devido apoio técnico e estratégico ao setor, dando suporte direto à equipe comercial. 

Finalmente, para promover crescimento sustentável, melhoramos características de produtividade e durabilidade de nossos já bem conhecidos consumíveis de solda para manutenção e reparo para moendas, martelos e facas. Com isso, a tradicional qualidade foi melhorada, agora com custos agressivamente competitivos. E para dar embasamento sustentável à iniciativa, a empresa acaba de duplicar a capacidade de produção de eletrodos, e dedicar equipamentos para arames tubulares para aplicações do setor. 

A versatilidade do equipamento Fronius, desenvolvido para o chapiscamento durante a safra, mas também com características otimizadas para que possa ser utilizado também na entressafra na operação de revestimento de camisas, estando apto a fazer todas as operações como base, lateral e picote, com os arames tubulares UTP Maintenance de forma otimizada, o que garante maior performance dos revestimentos resistentes à abrasão. 

O grande diferencial para o cliente é que o novo equipamento da Fronius terá suas curvas sinérgicas definidas para promover rendimentos otimizados ao utilizar consumíveis UTP Maintenance, e em conjunto com os recursos inteligentes da fonte de soldagem, e do sistema de soldagem, que avaliam em tempo integral a aplicação, com as variáveis do processo de moagem, e redefine automaticamente o que deve ser feito, para que o arco elétrico fique o mais estável possível, fornecendo para a aplicação, um chapisco uniforme, e com granulometria constantes. O desenvolvimento dos processos terá o apoio técnico da equipe voestalpine Böhler Welding, em conjunto com a equipe técnica da Fronius. 

Fronius e voestalpine Böhler Welding: fazendo diferente e melhor ao setor sucroalcooleiro, juntos. 

Para obter mais informações sobre os produtos vaBW e Fronius envie um e-mail para: aurelio.toito@voestalpine.com ou romao.ronaldo@fronius.com