Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO
SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES


Procknor: resfriador de açúcar Solex melhoria da qualidade do produto final

A SOLEX Thermal Science Inc. é uma empresa canadense que detém a patente de tecnologia de troca de calor indireta para aquecimento, resfriamento e secagem de material sólido estando incluido o açúcar. Estabelecida no Brasil, a SOLEX conta com fabricação e suporte técnico no nosso país.

Por quê se preocupar com o resfriamento do açúcar?
A temperatura do açúcar seco tem grande influência sobre a sua decomposição química (principalmente da camada de mel) e sobre a tendência para empedramento. Os problemas causados são aumento da cor e empedramento que, em muitos casos, são responsáveis por reclamações dos clientes finais e devolução de lotes de produtos.
É recomendável que o açúcar não entre no armazém para estocagem com temperatura acima de 38ºC.

Por quê utilizar o SOLEX?
O trocador de calor SOLEX resfria o açúcar indiretamente com água dentro de placas de aço inox.
O açúcar escoa vagarosamente  por entre uma série de placas que contém a água de resfriamento internamente, resfriando açúcar por condução. O sistema de descarregamento de açúcar cria uma vazão uniforme. O resfriador  da  SOLEX  tem sido amplamente  utilizado em  todo  o mundo para aplicações  de  resfriamento de açúcar desde 1992 e oferece uma série de vantagens, as quais citamos abaixo:

Vantagens da tecnologia SOLEX

Energia: utiliza até 90% menos  energia do que as outras tecnologias como leito fluidizado ou tambor rotativo.
Compacto: o pequeno espaço ocupado pela instalação do SOLEX faz com que o equipamento seja facilmente integrado às plantas de açúcar existentes ou novas.
Modular: permite aumento de capacidade no futuro acrescentando-se bancos de placas adicionais.
Redução da emissão de pó: com menores vazões de ar no secador há redução no arraste de pó e consequente reprocessamento.
Fácil manutenção: através da abertura de portas apenas, sem caracterizar espaço confinado.
Garantia da temperatura de ensacamento e armazenamento: as temperaturas de água de resfriamento podem ser controladas e o açúcar é resfriado até uma temperatura adequada e específica, permitindo temperaturas constantes tanto para o ensacamento quanto para o armazenamento sem depender da temperatura ou da umidade relativa ambientes.


A tecnologia SOLEX é ideal para as instalações de açúcar do Brasil
A maioria das instalações existentes  usam secadores/resfriadores de açúcar de tambor rotativo.   Esta tecnologia depende de grandes volumes de ar ambiente a fim de esfriar o açúcar, os quais necessitam de dutos que ocupam um grande espaço e utilizam grandes ventiladores que são representativos no balanço de energia do sistema. Os custos de instalação são relativamente elevados e a grande dimensão dos equipamentos e do sistema de manipulação de ar se transformam num problema de espaço quando há necessidade de expansão do setor de secagem.

No Brasil, muitas vezes, a temperatura do ar ambiente é maior do que a necessária para se atingir o resfriamento desejado e, portanto, o ar deve ser resfriado antes do seu uso. Se o ponto de saturação do ar de refrigeração não é considerado, a umidade pode migrar do ar para o produto, o que resulta em aglomeração e subsequente deterioração. Refrigeração e aquecimento do ar ambiente para evitar estes problemas consomem quantidades significativas de energia.

Com a tecnologia de refrigeração indireta SOLEX a água de refrigeração é usada para resfriar o açúcar indiretamente e, como resultado, a temperatura da água de resfriamento e do açúcar podem ser facilmente controladas.  Além disso,  o sistema de resfriamento  de água da planta pode geralmente acomodar essa carga extra. Quando necessário pode-se utilizar um sistema gerador de água gelada dedicado, mas a energia necessária para resfriar a água é muito menor do que a energia necessária para resfriar o ar (em função de maior eficiência). O consumo de energia é limitado ao acionamento da bomba de água de pequena potência e da unidade de água gelada. Com o uso de um sistema em circuito fechado somente uma quantidade mínima de água de reposição é necessária.


-------------------
Para que possamos fazer um estudo visando a adequação do SOLEX à sua instalação  e  ao  seu  processo, solicitamos  entrar  em  contato conosco na Procknor Engenharia.