Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO
SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Zanini revoluciona mercado de caldeiras BFB


A Zanini está fabricando uma das maiores e a mais moderna caldeira de leito fluidizado do Brasil.

Em fase de montagem, a caldeira com capacidade de 330 TVH, pressão de 67kgf/cm2 e temperatura de 520°C deve entrar em operação em fevereiro de 2016 na Delta Sucroenergia, localizada na cidade de Delta,  MG. De acordo com Guilherme Antoneli, gerente de engenharia da Zanini, o projeto da Delta foi desenvolvido dentro de conceitos e padrões tecnológicos absorvidos da Foster Wheeler, o mais renomado player mundial em tecnologia de Geradores de Vapor. 

A equipe de Antoneli foi treinada durante mais de dois meses na Finlândia e cada detalhe do projeto foi analisado minuciosamente pela licenciadora, desde a análise do combustível e a concepção adotada, até o dimensionamento térmico.
A tecnologia do leito fluidizado tem se demonstrado como a solução mais adequada para suportar a queima de diferentes tipos de combustíveis, mesmo com elevados teores de umidade, mantendo um alto nível de eficiência de combustão.

O sistema do “Grid” do leito fluidizado fornecido pela Zanini é o indicado e utilizado pela Foster Wheeler em seus projetos para queima de combustíveis “mais difíceis” e isso torna a queima do bagaço uma condição muito tranquila e favorável para esse tipo de sistema. Podemos elencar como diferenciais dessa tecnologia, primeiramente, o fato de que o próprio ar utilizado para fluidização do material inerte (areia) faz ao mesmo tempo o papel de separação e condução dos materiais contaminantes para os sistemas de retirada e também o fato desse sistema não possuir partes salientes, o que não permite que nada fique enroscado atrapalhando o processo de fluidização.

Dario Gaeta, presidente da Zanini, afirma que a empresa fabricou mais de cinco caldeiras de leito fluidizado, sendo uma fornecida para o mercado externo e acredita que esta tecnologia será tendência, por isso a empresa não poupou esforços em trazer para o Brasil o estado da arte em sistemas de combustão em leito fluidizado borbulhante. A Zanini está no mercado há 50 anos e já forneceu mais de 500 caldeiras, sendo 130 projetos com pressões superiores a 67 bar e 50 instalados em diversos países da América Latina. A empresa é uma das únicas do mercado com capacidade para fornecer solução integrada com montagem eletromecânica incluída ao fornecimento.