Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO
 SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Será em Outubro o 11º Congresso Gatua 2015


O Gatua – Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia (www.gatua.com.br), já está preparando a 11ª edição de seu congresso anual. O evento acontecerá novamente em Ribeirão Preto-SP, e será realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro. 

“A fixação do congresso em Ribeirão Preto foi uma sugestão das usinas associadas, por entenderem que Ribeirão é um local de fácil acesso e com ótima estrutura para a realização do congresso”, diz Carlos Barros, coordenador do Gatua e organizador do evento. 

“Para este ano, realizamos várias mudanças no formato, sempre buscando atender a todos os envolvidos – congressistas, expositores, palestrantes e visitantes” informa Barros. “Não teremos, por exemplo, a concorrência de atividades como nas edições anteriores. Durante as manhãs ocorrerão só as palestras, e a Feira de Tecnologia funcionará somente durante o período da tarde, inclusive com as meeting tables colocadas no mesmo espaço dos stands, evitando dividir o público” (Na 9ª e 10ª edição do Congresso Gatua, as Meeting Tables ficavam em uma sala separada). “Assim a concentração do público será total, em todas as atividades realizadas”, finaliza Barros. 

Outra grande novidade será a realização de dois mini cursos, com entrega de certificados de participação, um com o tema “Metodologias Ágeis para Desenvolvimento e Gestão de Projetos – Scrum” e o outro com o tema “Elaboração e Gestão de Orçamento para a Área de TI”. 

E novamente a visitação à Feira de Tecnologia, que acontece anexa ao Congresso e este ano contará com 50 empresas expositoras, será aberta para empresas de qualquer segmento da economia brasileira, não somente do setor sucroenergético. Basta que os interessados se inscrevam previamente no site oficial do evento (www.congresso.gatua.com.br), imprimam seus crachás e os apresentem na secretaria do evento, nos dias que quiserem visitar. Não haverá custo algum – a visitação é gratuita (mais uma boa novidade). 

“As inscrições para os congressistas e visitantes serão abertas a partir de agosto próximo, porém as empresas fabricantes ou fornecedoras de produtos ou serviços de TI já podem reservar seus lugares”, informa Thiago Ferreira, um dos organizadores do congresso. “Já temos mais da metade dos lugares contratados, e este ano queremos montar a maior feira dentre as edições anteriores, com 50 empresas expositoras”. 

Embora o momento da economia brasileira não seja bom, e o setor sucroenergético ainda esteja sofrendo com os muitos anos de total descaso das políticas governamentais, espera-se um bom evento. A data de realização foi mudada para o mês de outubro a pedido das próprias usinas. No ano passado, pelas dificuldades de agenda (ano eleitoral; copa do mundo, etc.), o evento foi feito em final de novembro, um período que dificulta a saída dos profissionais de TI das usinas por ser fechamento de safra em muitas delas. 

É fato que a safra este ano teve início sem os problemas climáticos que as usinas tiveram no ano passado, e o governo começou a reverter o cenário desfavorável para o setor, com o retorno da CIDE, o aumento do percentual de etanol na gasolina e a isenção de impostos estaduais, melhorando o caixa das usinas, que até o ano passado ficou bastante comprometido. “Existem ainda usinas com muitas dificuldades financeiras, mas já observamos uma melhora do cenário no setor, com sinais de recuperação que não se viam em anos atrás”, diz Carlos Barros. 

O Congresso Gatua já é um evento tradicional do 2º semestre no calendário brasileiro de eventos, e é um dos poucos existentes que possui foco em Tecnologia da Informação, tornando-se uma grande vitrine para produtos (hardware, software e infraestrutura), serviços e soluções de TI, que os profissionais das empresas congressistas e visitantes sempre esperam conhecer. 

Repetindo uma frase dita pelo empresário Maurílio Biagi, em seu pronunciamento na abertura do 10º Congresso Gatua em 2014, “- Hoje, uma empresa que não investe em TI está parada no tempo”. 

Mais informações podem ser obtidas no site www.congresso.gatua.com.br ou pelos telefones (16) 3329-4281 ou (16) 98145-0445. 

Gatua - 12 anos servindo o setor sucroenergético brasileiro, agora um modelo aos demais setores.