Me chame no WhatsApp Agora!


(***)  TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

O futuro do futebol começa hoje

Projeto social da MECAT dá oportunidade para crianças de Abadia de Goiás iniciarem suas carreiras no esporte

Muitas crianças crescem sem terem a chance de mostrar e desenvolver seus talentos. Mas, em Abadia de Goiás, os meninos que sonham um dia jogar futebol profissionalmente começam a traçar uma trajetória campeã na escola de iniciação esportiva da MECAT. Em sete anos de história, já passaram pelo projeto social 150 alunos.

Aos seis anos, ainda como brincadeira de criança e dribles despretensiosos, Andrey Constantino (foto acima) mostrou habilidade com a bola nos pés. Foi na escola de futebol da MECAT que teve as primeiras lições no futebol. Hoje, com 14 anos, o jovem atleta faz parte da formação de base do Fluminense. “Ali, eu vi uma grande oportunidade para mostrar o talento dele. Era o único lugar que oferecia aulas no município”, conta Cerly da Costa, pai de Andrey. 

A Escolinha de Futebol Infantojuvenil escola de iniciação esportiva foi criada em 2009 pela MECAT Filtrações Industriais. Hoje, 44 crianças entre 6 e 15 anos fazem parte do projeto. Em sete anos, 150 alunos foram beneficiados. Por meio do futebol, um esporte que é paixão nacional, os meninos terão um crescimento saudável e oportunidade de carreira no futuro.

“Se não fosse o aprendizado que teve na escolinha, ele não entraria no Goiás”, afirma Worley Diniz sobre o filho Pedro de oito anos. A dedicação à carreira começou cedo. A disciplina que aprendeu com o esporte levou para os estudos. Aluno há pouco mais de dois anos sonha em construir a carreira em um time grande.



Pedro Diniz

Nova fase:  
O projeto inicia mais uma etapa com a inauguração de um campo de futebol maior para a escola. O evento será dia 16 de julho, sábado, às 9h. O novo endereço das aulas será inaugurado com uma partida contra os alunos da Ronaldo R9 Academy. Autoridades políticas e personalidades esportivas do Estado comparecerão à cerimônia. O novo espaço da escolinha vai beneficiar 40 alunos e o objetivo é conseguir atender mais crianças no futuro.

Outro craque que teve iniciação esportiva na MECAT foi o Luis Fernando, 10 anos. A paixão pelo futebol é tão grande que influenciou o pai a gostar do esporte. “Ele contagia a família toda com a dedicação que tem pelo futebol. Leva até o avô de 72 anos para jogarem”, explica a mãe Lílian Gonçalves.


“O foco é promover a prática esportiva, educacional e social, de maneira orientada e com acompanhamento técnico. A nossa maior preocupação é com a formação de cidadãos saudáveis”, afirma Attilio Turchetti, fundador e presidente da MECAT.

--------------
Sobre a MecatA MECAT é uma empresa que desenvolve novas tecnologias que se afirmaram em campo nacional e internacional. É referência na fabricação de máquinas de separação de microsólidos insolúveis no processamento de produtos líquidos. Consolidada no mercado, investe em pesquisa de ponta e ações socioambientais. Na primeira década de 2000, a MECAT fez um trabalho com a Universidade da Flórida de Lake Alfred no processo de fabricação dos sucos cítricos. Em 2010, iniciou um trabalho em parceria com a Universidade de New Orleans para desenvolver um processo inovador na fabricação de açúcar e etanol.