(***) TEXTO PRODUZIDO PELO FORNECEDOR DO SISTEMA SUCROENERGÉTICO SEM A INGERÊNCIA DO JORNALISMO DA REVISTA OPINIÕES

Tecnologia nacional reduz perdas ambientais e patrimoniais com queimadas em até 90%

A Sintecsys, pioneira em solução 100% nacional para detecção automática de focos de incêndio em florestas e plantações, desenvolveu algoritmo que identifica automaticamente a fumaça, informando a coordenada do foco de incêndio em média de 5 minutos a partir do início. A inteligência do software desenvolvido permite monitorar um raio de até 15 quilômetros de distância, o equivalente a 20 mil hectares de área, reduzindo em até 90% as perdas ocasionadas por incêndios.

O sistema dispõe de torre equipada com ampla e aproximada visão 360 graus, operando 24 horas.  A precisão da tecnologia está na triangulação coordenada – duas retas infinitas que se cruzam formando o resultante: coordenadas precisas de localização do foco de incêndio. Um alerta é emitido e se o operador da rede de monitoramento confirmar o foco é possível emitir alarme diretamente para o corpo de bombeiros ou para a equipe interna de brigadista.

Outro diferencial da solução está nos algoritmos exclusivos e equipamentos, que permitem a independência de sinal externo, o que assegura e facilita a otimização da captura e transmissão dos dados.

Num relato bem-sucedido da eficiência da tecnologia na prática, a Usina Santo Angelo, que inaugurou sua rede de monitoramento em agosto de 2017, durante a 9ª Canacampo, em Campo Florido/MG. Em março de 2018, a Santo Angelo foi campeã em produtividade agrícola safra 2017/2018, pelo prêmio Usinas Campeãs de Produtividade no Centro-Sul - Safra 2017/2018 é promovido pelo Grupo IDEA em parceria com o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

Um olhar Inteligente sobre o Meio Ambiente...
Cada hectare queimado libera no ambiente de 50 a 200 toneladas de monóxido de carbono (CO2).

Os ganhos ambientais da solução desenvolvida pela Sintecsys estão revertidos do ponto de vista da preservação das reservas naturais e biodiversidade e, também, das emissões de gás carbônico emitidas pela queimada. Há, ainda, os ganhos sociais, considerando os riscos dos incêndios alastrados às comunidades ribeiras e indígenas próximas às reservas florestais.

A Sintecsys é 2ª colocada no ranking 100 Open Startups Brasil 2018, na categoria Enviroment.

Fundada em 2015, a empresa é certificada pelo Programa Scale up Endeavor Agrotech 2017 no escopo startup em agricultura de precisão, inteligência e análise de dados.

Atualmente, no Brasil, são mais de 2 milhões de hectares sendo monitorados pelo sistema da Sintecsys.

Além de importante ferramenta no monitoramento e preservação do meio ambiente, utilizam a solução na proteção de seus ativos florestais e/ou plantações grandes corporações, de diferentes segmentos, tais como International Paper, Biosev, Amcel Celulose, TTG Brasil Investimentos Florestais, Usina Santo Angelo entre outros.

Agritech em potencial, por reunir inovação e tecnologia, em um ano de operação, a Sintecsys atingiu R$ 5 milhões em contratos assinados. Expectativa para o ano de 2018 é ultrapassar R$ 9 milhões. Mais em www.sintecsys.com.