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Flavio Eduardo Vieira Barros Castellari

Consultor especialista no sistema bioenergético

OpAA82

Veículos pesados e biocombustíveis: uma solução sustentável
Os veículos pesados, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, desempenham um papel crucial na economia, sendo responsáveis pelo transporte de mercadorias e pessoas. No entanto, sua dependência de combustíveis fósseis contribui significativamente para a emissão de gases de efeito estufa e a poluição ambiental.

Nesse contexto, os biocombustíveis emergem como uma alternativa viável e sustentável. Os biocombustíveis são derivados de materiais orgânicos, como plantas, resíduos agrícolas e biomassa. Eles podem ser utilizados como substitutos diretos da gasolina e do diesel, oferecendo uma fonte de energia renovável. 
 
No Brasil, essa realidade já existe há 100 anos, e atualmente produzimos em larga escala dois biocombustíveis principais: etanol e biodiesel. Além disso, investimentos estão sendo feitos para ampliar consideravelmente a produção de biometano.

As vantagens do uso de biocombustíveis na mobilidade são inegáveis, especialmente quando se trata de veículos pesados. O diesel, além de emitir monóxido de carbono e dióxido  de nitrogênio, libera uma grande quantidade de material particulado, como carbono, enxofre e nitrogênio, que, ao serem inalados, podem provocar doenças.

Entre as principais vantagens do uso de biocombustíveis, destaca-se a redução das emissões. A utilização de biocombustíveis diminui a emissão de dióxido de carbono (CO2) em comparação aos combustíveis fósseis, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Sua produção é sustentável, promovendo uma integração entre agricultura e gestão de resíduos, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. Além disso, muitas matérias-primas usadas na produção geram resíduos que podem ser reaproveitados para a produção de proteína animal.

Outro fator importante é a independência energética. O uso de biocombustíveis reduz a dependência de combustíveis fósseis, aumentando a segurança energética dos países e promovendo autonomia nas matrizes energéticas. Por fim, isso estimula inovações tecnológicas e a criação de empregos no setor agrícola e industrial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das economias locais.
 
Muitas inovações estão em desenvolvimento, incluindo novas tecnologias para a produção de biocombustíveis, como biometanol, HVO, biocombustível sintético, bioéter dimetílico, bio-MTBE e biohidrogênio. A indústria automotiva está se dedicando ao desenvolvimento de veículos que possam utilizar esses novos e tradicionais biocombustíveis de forma eficiente. Hoje, já existem veículos pesados, como tratores e caminhões, que operam com motores a biometano, etanol e até híbridos elétrico-biometano.

O Brasil está plenamente capacitado para liderar a transição energética de baixo carbono e se tornar um dos principais produtores mundiais de biocombustíveis, sem comprometer a produção de alimentos. O país possui um enorme potencial para aumentar a produção de biocombustíveis, especialmente etanol, biodiesel e biometano, destacando-se pela abundância de recursos naturais, tecnologia desenvolvida e políticas públicas favoráveis.
 
Dispomos de uma vasta gama de matérias-primas, como cana-de-açúcar, milho, soja e óleos vegetais, fundamentais para a produção de biocombustíveis. O Brasil é líder na tecnologia de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, com expansão para outras culturas e processos, como o milho. Além disso, contamos com uma infraestrutura robusta para a produção e distribuição de biocombustíveis, o que facilita ainda mais essa expansão.

Pensando no biocombustível, que está somente começando seu crescimento, o Brasil detém o maior potencial energético do mundo para produção de biogás, estimado em 43,2 bilhões de Nm³ por ano, oriundo de diferentes setores: 48,9% provenientes de resíduos do setor sucroenergético, 29,8% da proteína animal, 15,3% da produção agrícola e 6% do saneamento. 

Essa capacidade poderia suprir quase 40% da demanda nacional de energia elétrica ou substituir 70% do consumo brasileiro de diesel. O setor sucroenergético brasileiro se destaca como um protagonista na produção de biogás, apresentando um potencial de até 57,6 milhões de Nm³ por dia, o que equivale a cerca de 21 bilhões de Nm³ anuais. 

Esse potencial é impulsionado principalmente pelos resíduos gerados na produção de cana-de-açúcar, como bagaço, palha, vinhaça e torta de filtro. As regiões que apresentam maior potencial de produção de biogás no setor sucroenergético são Sudeste e Centro-Oeste, com produção significativa de cana-de-açúcar.

No setor de proteína animal, o potencial é notável nas regiões Sudeste e Sul, especialmente na criação de suínos e aves e na produção de gado. A produção de biogás a partir de resíduos agrícolas é mais robusta nas regiões Centro-Oeste e Sul, devido ao cultivo de soja e milho.

Em relação às regiões Norte e Nordeste, há um potencial significativo de biogás proveniente de resíduos orgânicos da agricultura e pecuária, embora ainda esteja em fase de exploração. Na região Norte, a diversidade de resíduos, como aqueles da produção de açaí, e, no Nordeste, a presença de resíduos de cana-de-açúcar e mandioca são promissoras para o desenvolvimento de projetos de biogás.

A crescente demanda por biocombustíveis, tanto no mercado interno quanto no externo, impulsionada por preocupações ambientais e pela busca por fontes de energia renováveis, contribui significativamente para o desenvolvimento e crescimento da produção no Brasil.

Considerando todas essas vantagens e os avanços tecnológicos, podemos afirmar que a utilização de biocombustíveis em veículos pesados representa uma oportunidade para avançar em direção a um futuro mais sustentável. Com políticas públicas como o "Combustível do Futuro", que incentivam o uso, a pesquisa e a implementação de tecnologias limpas, podemos reduzir as emissões, promover a segurança energética, garantir a segurança alimentar e impulsionar a economia local. O caminho para um transporte mais verde passa pelos biocombustíveis.