Me chame no WhatsApp Agora!

Paulo Montabone

Diretor da Fenasucro & Agrocana

OpAA77

Somos vitrine para a bioenergia no mundo
Uma das primeiras culturas que tivemos no Brasil foi a cana-de-açúcar e, por meio dela, a indústria sucroalcooleira teve papel fundamental, mostrando ao mundo a possibilidade de impactar positivamente questões como a mobilidade, rompendo divisas e trazendo investimentos. Logo, o mundo se viu em uma “sinuca de bico” com os combustíveis fósseis e o setor sucroenergético, mais uma vez, protagonista nos renováveis, produziu bioenergia, biocombustíveis e alimento, e mostrou definitivamente a sua importância no cenário mundial.
 
Com a demanda cada vez mais forte por sustentabilidade, biocombustíveis e energias limpas, o setor vive uma escalada de investimentos com o desenvolvimento desses novos produtos. Dentro desse contexto, o Brasil tem papel de extrema importância, haja visto estar posicionado em um patamar diferenciado quando o assunto é bioenergia. 

A macrorregião de Ribeirão Preto, principalmente a cidade de Sertãozinho, se tornou reconhecida por lançar inovações e discutir as tendências dos próximos anos. A Fenasucro & Agrocana é a responsável por fomentar e impulsionar produtos e tecnologias que levam e mostram ao mundo a capacidade do setor bioenergético.

Na edição deste ano, que acontecerá de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho-SP, as novidades em biocombustíveis, bioeconomia, sustentabilidade e a transição energética serão pontos-chaves da feira, que é a única do mundo voltada com exclusividade para a cadeia de bioenergia.

Vanguarda:
Tendo como foco a transição energética global, destacando as questões de sustentabilidade e eficiência, a Fenasucro & Agrocana, sempre na vanguarda, não só aponta as tendências em bioenergia, como oferece conteúdo técnico de qualidade. Hoje, o Brasil é referência na produção de biocombustíveis, com a maior produção do mundo. Por isso, todos os olhares são voltados para o evento que é o grande propulsor no lançamento de novas tecnologias. A feira, por exemplo, foi a grande incentivadora do biogás no Brasil. 
 
Ao longo destes 29 anos de Fenasucro & Agrocana são muitos os projetos, produtos e tecnologias lançados no mercado por meio da feira. Destaca-se o "Whey de Cana" – cápsulas de proteína extraída da cana-de-açúcar usadas como suplemento alimentar; bem como o plástico verde, produzido a partir da cana; e o Diesel Verde, lançado em 2022, como grande promessa e oportunidade ao etanol, por se tratar de uma nova tecnologia que transforma o butanol em um substituto ao diesel, sem a modificação nos motores.

Além desses, em 2016, o evento também apresentou ao mundo o projeto brasileiro “Pato a Jato”, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que desenvolveu o protótipo de um veículo individual movido a etanol, de alta eficiência energética, com autonomia de 309 quilômetros, utilizando apenas um litro do biocombustível. A façanha ganhou projeção mundial e, passados sete anos, o projeto continua em evolução. Em abril deste ano, durante a corrida 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, a Pato a Jato reafirmou um novo recorde, uma vez que o carro alcançou 768 quilômetros com um litro de etanol.
 
Pode se afirmar diante do exposto, que nenhum outro país, senão o Brasil, desenvolve uma cadeia tão integrada e organizada para geração de energia limpa e sustentável. Prova dessa força e representatividade é que a feira espera receber mais de 42 mil visitantes, vindos de todo o Brasil e de mais 47 países. Em negócios, existe a expectativa de superar os R$ 5,2 bilhões gerados no ano passado, se consolidando mais uma vez como modelo em atualização profissional, relacionamento e acordos comerciais para milhares de profissionais de usinas de açúcar, biocombustíveis, bioeletricidade e os demais elos dessa cadeia produtiva.

Os mais de três mil produtos de marcas nacionais e internacionais em exposição estarão espalhados por quatro macrossetores: bioenergia, agrícola, indústria e transporte e logística. Serão mais de 800 marcas presentes, que apresentarão equipamentos, serviços, soluções, novas tecnologias e tendências para o setor.

Ao longo deste e dos próximos anos, a expectativa é de forte aquisição de produtos e equipamentos e uma estruturação de toda a cadeia bioenergética. Além disso, várias usinas que estavam ociosas, voltaram a moer em 2023 e há a previsão de construção de novas unidades, o que reflete positivamente na feira. 

Nesse contexto, as bioenergéticas têm capacidade inigualável quando comparadas a outros tipos de indústria, pois há uma possibilidade fantástica, por meio do Renovabio, uma iniciativa que nos desafia a pensar ainda mais na maneira que plantamos e produzimos. Somos apaixonados pelo que acreditamos e a cana-de-açúcar, o milho e a celulose – oriunda destes agroprodutos – nos permitem sonhar cada vez mais em uma indústria sustentável e amiga das futuras gerações. O que realmente queremos é um mundo melhor, produzindo bioprodutos alinhados com as necessidades globais. Orgulho do made in Brazil.

Energia limpa:
Por ser referência, levar inovação e discutir tendências dos próximos anos, compromissos com uma conduta sustentável são esperados de uma feira como a Fenasucro & Agrocana. Por essa razão, toda a energia elétrica consumida durante a realização do evento será proveniente de fonte limpa, 100% renovável e certificada. 
 
A iniciativa é uma parceria com a Toniello Energia, comercializadora de energia do Grupo Viralcool e vai ao encontro da missão da RX Brasil, organizadora e promotora da feira juntamente com o CEISE Br, de se tornar cada vez mais ecológica. Além de ser realizada com energia totalmente limpa, a feira também contará com cinco estações de recarga para carros elétricos e híbridos com custo zero aos usuários.
 
Com esse projeto de ser suprida 100% com energia limpa, a Fenasucro & Agrocana será uma feira de bioenergia usando bioenergia 
para funcionar. A iniciativa demonstra, mais uma vez, o potencial do evento, pois o que é colocado como tendência acaba se consolidando.

Vejo surgir uma grande onda verde que pode nos beneficiar na exportação de tecnologias. Temos o dever de nos orgulhar de tudo que construímos até agora no agro. Há uma percepção de que juntos podemos mais, muito mais do que imaginamos. A formação de opinião está mudando cada vez mais rápido e é agora que precisamos entender o nosso papel.

A evolução tecnológica e os esforços para mitigar as mudanças climáticas têm impulsionado o crescimento do setor globalmente. 
Temos soluções em mobilidade, alimentos e energias renováveis. Quando cuidamos da natureza ela cuida de nós!

Rota de Inovação Sustentável:
Por fim, outra novidade da 29ª edição da feira é o lançamento da Rota de Inovação Sustentável, que irá impulsionar e dar visibilidade, antes e durante o evento, aos expositores que apresentarem soluções e tecnologias focadas em sustentabilidade. Dessa forma, a Fenasucro & Agrocana, mais uma vez, estimulará e oferecerá soluções e produtos que tragam benefícios para a cadeia produtiva de bioenergia e, consequentemente, para todo o planeta.

Os eventos de conteúdo também estão confirmados nos quatro dias de feira, com mais de 100 horas de programação técnica e especializada para atender às demandas sobre geração de energia limpa, de sustentabilidade, eficiência produtiva e gestão, entre outros temas, com a presença de grandes e renomados palestrantes e entidades do setor.