Gerente de Soluções de Negócios da Scania
Op-AA-07
Oferecer soluções avançadas para o negócio do transportador é o compromisso assumido pela Scania. Seja na comercialização de caminhões, ônibus e motores industriais e marítimos, ou na prestação de serviços de manutenção e gerenciamento, nosso objetivo é encontrar, em parceria com o cliente, a melhor forma de alcançar produtividade, economia e rentabilidade. Há algum tempo, estamos adotando esse modelo de negócio.
Queremos enxergar além. Entender, oferecer as melhores soluções e atender às expectativas dos clientes são nossas metas constantes. Temos um bom caso de serviços prestados dentro do setor sucroalcooleiro. A Dedini S/A Indústrias de Base optou por esta forma de trabalho por nós oferecida para auxiliá-la na manutenção de uma parte da frota de caminhões.
A empresa, localizada na região de Piracicaba, SP, tem, entre suas múltiplas especialidades, a produção da cana-de-açúcar e de álcool. Atualmente, possui 12 caminhões utilizados no transporte da produção de cana, que são cobertos pelo Contrato de Reparo e Manutenção da Scania. Os caminhões, modelos P 400 6x4 e P 420 6x4, são todos específicos para o segmento sucroalcooleiro.
Antes do fechamento do Contrato com a Dedini, foi realizado um trabalho de mapeamento das necessidades da empresa, em parceria com a concessionária local, a Quinta-Roda. Juntas - Dedini, Scania e Quinta-Roda - buscaram a melhor forma de contribuir para aumentar a produtividade e reduzir os custos. Como apostamos na customização, para nós, cada cliente tem uma necessidade operacional própria e cada detalhe é avaliado antes do fechamento de qualquer contrato.
Para planejar um Contrato de Reparo e Manutenção, levamos em consideração variáveis importantes, como tipo do veículo, de carga, distâncias de percurso, manutenções, entre outras características. Por considerar todas essas particularidades antes de ser definido, o contrato de reparo e manutenção permite o atendimento de necessidades específicas de operação e manutenção.
Hoje, a Dedini pode agendar as manutenções dos caminhões, sem prejudicar o transporte da cana, além de contar com o monitoramento, feito por um funcionário da concessionária, do desempenho e da produtividade do veículo. A empresa, que inicialmente utilizou o contrato de reparo e manutenção em seis caminhões, em menos de um ano dobrou o número de veículos cobertos pela ferramenta.
Atualmente, a Scania possui mais de dois mil contratos desse tipo fechados com empresas de transporte de diferentes segmentos. Ao optar pelo contrato, o transportador adquire um pacote que engloba as manutenções corretivas e preventivas de seu veículo. Essas manutenções podem ser realizadas nas mais de noventa concessionárias da marca, distribuídas em todo o território brasileiro.
A diversidade de locais, além de facilitar a logística, permite ao transportador programar as paradas. Na prática, isso significa que se uma empresa localizada no sul do País tem uma entrega a ser feita na região nordeste, pode agendar a manutenção, ou ser atendida durante o período da viagem, em qualquer concessionária Scania da região nordeste, ou de outro local, no caminho de ida ou de volta.
A mão-de-obra responsável pelas manutenções é treinada em nossa própria fábrica, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, e o reparo é feito com peças originais, novas ou remanufaturadas, o que garante confiança e credibilidade aos serviços prestados. O cliente que adquire um contrato de reparo e manutenção também recebe um serviço denominado por Master Driver, que prepara os motoristas da empresa, por meio de treinamentos, a retirar o máximo de produtividade e economia de nossos veículos.
A Dedini é um exemplo bem sucedido dentro do setor sucroalcooleiro de um contrato de reparo e manutenção para auxiliá-la em uma nova forma de administração que vem surgindo, terceirizando operações que não fazem parte do foco de seu negócio, liberando a empresa para cuidar exclusivamente do seu negócio principal, no caso, à produção de cana, açúcar e álcool.
Cada vez mais, deixa de ser vantajoso para o transportador preocupar-se com paradas inesperadas e gastos excessivos na manutenção da frota. Confiar a manutenção dos veículos a uma empresa especializada e de confiança é a melhor alternativa para garantir produtividade, disponibilidade e rentabilidade.
Por acreditar em soluções por inteiro, disponibilizamos ainda para o transportador, recursos como o IRIS – Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite – um serviço de rastreamento e gerenciamento que auxilia o transportador a otimizar as operações logísticas e a ter maior controle sobre sua frota, inclusive monitorar o desempenho dos veículos e motoristas. Em um mercado cada vez mais competitivo, é vital conhecer as melhores alternativas para cada tipo de empresa. Saber exatamente qual o caminho para proporcionar maior produtividade, ajudando o cliente a ter foco apenas em seu negócio é o grande diferencial hoje em dia.