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Gustavo Naves dos Reis

Gerente Corporativo de Motomecanização da Adecoagro

OpAA82

Uso do biometano na frota agrícola
O biometano é considerado um gás renovável resultante do enriquecimento ou beneficiamento do biogás (remoção de dióxido de carbono e outros componentes) resultando em aumento do seu poder calorífico. Esse produto pode ser utilizado como substituto do gás natural veicular (GNV), após compressão e posterior armazenamento, desde que atendidas as exigências de qualidade do órgão regulador.
 
Como alternativas para a aplicação desse biocombustível devidamente purificado e comprimido, podemos citar a própria injeção em redes de gás natural nas regiões onde essa prática é regulamentada ou dutos dedicados a clientes específicos, o transporte por meio de caminhões, prática que chamamos de gasodutos virtuais, e/ou ser usado em frota própria.


Na Adecoagro, como estratégia de uso do biometano, destacam-se as aplicações em frotas próprias nas operações agrícolas e rodoviárias. Para a aplicação desse gás na frota agrícola, dispomos de alguns escopos, tais como o sistema adaptado para ciclo Otto – conforme a ilustração 1 –, o sistema adaptado para ciclo diesel – nesse caso, há mistura dos combustíveis (diesel e biometano) – e a substituição de ciclo do motor com a troca desse próprio componente, além dos veículos vindos de fábrica 100% movidos a gás.


O uso desse biocombustível passou a fazer parte da matriz energética da empresa em meados de 2022, com a transformação de um caminhão guindaste de 330 cv. Nesse veículo, efetuou-se a troca do motor, anteriormente ciclo diesel para ciclo Otto, em destaque na ilustração 2. Em seguida, 124 veículos leves movidos a etanol passaram pelo processo de instalação do kit, o qual possibilitou o uso de parte do biometano produzido.


Com a possibilidade de instalação do kit também para motores do ciclo diesel, implementou-se em três caminhões com potência de 440 cv e tração 6x4, transformando-os em veículos híbridos, conforme exposto na ilustração 3. Nesse caso, a taxa de substituição do óleo diesel por biometano alcançou 37% em ensaios monitorados.


Na busca de alternativas viáveis para o uso do biocombustível, a empresa adquiriu quatro conjuntos motobombas de 330 cv do ciclo Otto movidos a gás, em destaque na ilustração 4. Esses motores trabalham com skids de substituição em campo e apresentam performances satisfatórias. A aquisição de um trator de ciclo Otto, movido a gás, alavancou os ensaios de performance para essa classe de equipamento, além de forçar a criatividade da equipe quanto às possíveis aplicações e estrutura de abastecimento em campo, em destaque na ilustração 5.


Mais dois caminhões foram adquiridos em 2024, sendo um com potência de 280 cv e tração 6x4, para a operação de calda pronta (ilustração 6), e outro com potência de 410 cv e tração 6x4, usado para o transporte de adubo líquido ao campo e eventualmente no transporte de cana-de-açúcar (ilustração 7). Ambos apresentam motorização do ciclo Otto e trabalham 100% com biometano.


Outras possibilidades são vislumbradas pela empresa com foco no aumento do uso do biocombustível, dentre elas a transformação completa da frota dos caminhões de apoio sob a estratégia de renovação de frota, a implementação do kit para o uso no modelo híbrido em caminhões do ciclo diesel até que apareçam opções de motorizações mais potentes em caminhões movidos a gás para o transporte de cana-de-açúcar, a aplicação de caminhões rodoviários movidos a gás para transporte do açúcar produzido e a venda do biometano por meio de gasodutos virtuais.
 

Os ensaios com o caminhão Scânia modelo GH 460 (ilustração 8), tração 6x2 e movido a gás (abaixo) em operação de transporte do açúcar produzido foram realizados, chegando-se à autonomia de 570 km. A empresa estuda uma solução para aumento de autonomia de modo a atender à distância necessária de 760 km, ou seja, distância entre a unidade de Uvinhema e a cidade de Maringá.


Além disso, a empresa conduz um desenvolvimento em parceria focado na adaptação de motores do ciclo diesel para uma taxa de substituição de 100% do diesel. Esse trabalho está em curso, não havendo dados disponíveis.


Alguns resultados financeiros considerando a comercialização de etanol e substituição do diesel a partir do uso de biometano na frota estão descritos a seguir.


A substituição do etanol pelo biometano nos 124 veículos leves possibilitou a comercialização adicional de 344.378 litros de etanol, e a aplicação do mesmo gás nos 11 veículos da frota pesada economizou no consumo de 269.584 
litros de óleo diesel. 


Hoje, a empresa produz 6.000 m3 diários de biometano com ampliação planejada para 30.000 m3 diários após futura expansão programada. O abastecimento está anexado à planta industrial, porém um gasoduto interno foi construído para levar o gás ao posto de combustível, facilitando a logística de abastecimento. Em destaque na ilustração 9, a Planta de produção de biometano e extensão do módulo de abastecimento para o posto, em evidência.


Em parceria com a empresa Convergás, recentemente desenvolveu-se o primeiro kit gás para o caminhão Arocs 3351 com sistema Euro 6, conforme ilustração 10.


Esse exemplar de 495 cv e tração 6x4 surge como uma opção para o transporte de cana picada e passará por ensaios monitorados de performance e consumo.


Constantemente, a Adecoagro busca alternativas como a reciclagem de nutrientes, produção de biocombustível e energia limpa com foco na sustentabilidade dos processos agrícolas e industriais. A inovação tecnológica está no DNA da companhia, e valores como a segurança das pessoas, transparência, confiança e eficiência se fazem presentes.