A agenda ESG vem ganhando cada vez mais relevância nas organizações com o fortalecimento de iniciativas para minimizar os impactos ambientais dentro das estratégias de desenvolvimento econômico dos negócios. Na Tereos, a sustentabilidade faz parte da estratégia do nosso negócio e está no centro de tudo que fazemos.
A partir de um desempenho sustentável, geramos valor para nossos investidores, clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros e comunidade, a começar pela nossa principal matéria-prima, a cana-de-açúcar, que atua na lógica da economia circular e permite seu aproveitamento ao máximo.
Os coprodutos e resíduos do nosso recurso natural são utilizados na fertilização de solos, na cogeração de energia limpa e até na composição de alimentação animal. Além disso, em cada etapa do processo produtivo, contamos com práticas sustentáveis no campo e na indústria para otimização de recursos, diminuição de resíduos, gestão do consumo de energia e água, além de promover iniciativas para mitigar as emissões de gases do efeito estufa (GEEs).
Outra contribuição importante está na promoção da descarbonização, um tema que vem ganhando cada vez mais relevância dentro das discussões sobre sustentabilidade. E, nessa frente, a cana nos dá o etanol e a biomassa usada para cogeração de energia. O etanol, inclusive, desponta como uma das principais fontes renováveis do mundo, e o Brasil é líder mundial em produção do biocombustível – de acordo com dados da Unica, em 2020, foram produzidos 32,5 bilhões de litros no País. Na Tereos, a produção da safra 2020/2021 foi de 730 milhões de litros.
O biocombustível conta com 90% menos emissão de GEEs se comparado à gasolina e possui papel fundamental na descarbonização do planeta. Esse processo se iniciou em 2003, com a fabricação dos primeiros veículos flex, e se fortalece agora com outras possibilidades de utilização da fonte renovável, como na geração de hidrogênio verde, que mostra grande potencial em contribuir para a geração de energia limpa. Além disso, nossas usinas são certificadas pelo RenovaBio, maior programa para redução de carbono da matriz energética e de transportes brasileira. O grupo Tereos é, atualmente, o que mais emite CBios/m³ do setor sucroenergético.
Já a cogeração a partir da biomassa da cana também é uma alternativa para obtenção de energia limpa, renovável e com baixo carbono. Na safra 2020/2021, a Tereos exportou 1150 GWh, equivalente ao abastecimento das residências de uma cidade de cerca de 2 milhões de pessoas durante um ano. Esse segmento da companhia conquistou, recentemente, uma importante certificação com reconhecimento internacional, que reforça a origem sustentável da energia produzida.
O I-REC garante que a energia produzida em nossas unidades é proveniente de fontes renováveis, além de possibilitar a geração de créditos que podem ser comercializados. Assim, além de fortalecer os valores ESG da Tereos, de clientes e parceiros, a certificação contribui para potencializar resultados financeiros.
Estamos fortalecendo, ano após ano, nossa presença na economia global como um agente da transformação energética, nos colocando em uma posição estratégica para impulsionarmos nossas ações de sustentabilidade por meio de nossas decisões financeiras.
A companhia foi a mais ativa do setor sucroenergético na captação de dívidas verdes durante a safra 2020/2021. Nesse cenário, destacamos o Green Loan de US$ 105 milhões, realizado em junho de 2020 e considerado o primeiro financiamento sustentável do setor sucroenergético brasileiro, e a nossa primeira debênture de infraestrutura e a maior da companhia no mercado de capitais, realizada em junho deste ano, no valor de R$ 480 milhões.
A estratégia verde da companhia é permeada por um processo de transformação digital que visa otimizar e impulsionar ganhos da operação, melhorar a segurança e eficiência dos processos, além de auxiliar na tomada de decisão mais estratégica. A transformação contempla a adoção de novas tecnologias no campo e na indústria, assim como gestão da mudança de mindset dentro da Tereos, trazendo funcionários, clientes e parceiros como principais aliados frente aos desafios de impulsionar o desenvolvimento econômico do negócio aliado às metas sustentáveis.