Presidente da VSE - VALE Soluções em Energia
Op-AA-22
Apresentarei uma visão de como a aplicação de tecnologias avançadas para o desenvolvimento de motores pesados e turbinas a gás utilizando o etanol como combustível podem ampliar substancialmente o campo de aplicações e a demanda por etanol, em substituição aos combustíveis derivados do petróleo, reduzindo emissões de CO2 fóssil e contribuindo para a redução do efeito estufa.
Atualmente, o etanol é empregado apenas em transporte individual, em automóveis. O desenvolvimento de motores pesados de alto rendimento, 100% alimentados a etanol, permitirá o uso intensivo desse combustível renovável na produção agrícola, no transporte de cargas e de passageiros e também na geração distribuída de energia, aumentando fortemente seu potencial de utilização.
Motores pesados a etanol poderão ser utilizados em tratores e colheitadeiras agrícolas, caminhões leves e pesados, ônibus e em motogeradores de energia elétrica, substituindo integral ou parcialmente o diesel em todas essas aplicações e reduzindo substancialmente as emissões de carbono fóssil. Aliás, é interessante notar que, atualmente, o diesel é utilizado no plantio, na colheita e no transporte da cana, no transporte dos trabalhadores e do próprio etanol das usinas para os centros de distribuição e postos de abastecimento.
Ou seja, o ciclo de produção do etanol ainda não é totalmente sustentável, o que só ocorrerá quando for possível eliminar o diesel e se utilizar álcool para produzir álcool. O desenvolvimento de ônibus híbridos com acionamento elétrico equipados com motores a etanol permitirá a substituição de grande número de ônibus urbanos e rodoviários movidos a diesel. É fácil imaginar o potencial de redução de emissões de CO2 nas grandes cidades.
O etanol poderá também ser utilizado em conjunto com o biodiesel em locomotivas ferroviárias, outro grande consumidor de diesel. Outro ponto importante é a substituição de geradores a diesel por geradores a etanol, inclusive os geradores de emergência utilizados nas grandes cidades. Na região amazônica, a quase totalidade da energia elétrica é produzida por milhares de geradores a diesel, na grande maioria antigos e altamente poluentes.
A substituição do diesel por etanol na Amazônia é um projeto prioritário para o país e que ainda não foi possível por falta de oferta de geradores a etanol. A maioria das usinas de açúcar e álcool do país gera energia em centrais com caldeiras com queima de biomassa e turbinas a vapor. O uso de turbinas a gás, alimentadas por gás de biomassa e/ou etanol, e de centrais térmicas de ciclo combinado poderá elevar o potencial de geração de energia do setor de cerca de 6.000MW para até 10.000MW.
Turbinas a etanol poderão também ser utilizadas para geração distribuída de energia, em centrais elétricas, minas e instalações industriais. Um conceito interessante que começa a ser considerado a partir da disponibilidade de sistemas de gaseificação de biomassa e de motogeradores a etanol ou biodiesel é o projeto de “Ilhas de Sustentabilidade”, no qual todas as atividades são feitas de forma sustentável.
Esse projeto pode ser implantado em regiões e países pobres, permitindo o progresso e o bem-estar de milhões de pessoas atualmente vivendo em condições miseráveis. Nesse conceito, a pecuária intensiva e o plantio de cana-de-açúcar e outras culturas são feitos pela população local, conjuntamente com a produção de alimentos, de etanol e de biodiesel, bem como a geração de energia para processamento de alimentos, irrigação das plantações e pequenas atividades industriais.
Isso permitirá uma vida mais digna, evitando ainda a migração para os grandes centros urbanos. As tecnologias e equipamentos que irão possibilitar as novas aplicações descritas neste artigo estão sendo desenvolvidos no Brasil e estarão disponíveis em menos de dois anos. A visão de tentar contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente por processos sustentáveis levou à criação da VSE - Vale Soluções em Energia.