Evolução operacional agrícola não é apenas um desafio ou um diferencial nas empresas do setor sucroenergético. O desenvolvimento de novas tecnologias no campo é uma necessidade que o produtor de cana-de-açúcar precisa ter como meta
para continuar produtivo e com canaviais que gerem lucro no fim de uma safra. E justamente a tecnologia empregada no campo é aquela que mostrará os maiores e os melhores retornos em produtividade.
Na Biosev, após a adoção e a intensificação de boas práticas agronômicas, que se reverteram no aumento de produtividade e da qualidade dos canaviais, o foco está na busca de excelência e de qualidade operacional, de novas tecnologias e de segurança dos colaboradores. A busca por esses três pilares vem trazendo resultados significativos e duradouros no decorrer das safras e que será intensificado a partir da Safra 2017/2018.
A gestão de pessoas e a formação de equipes de alto desempenho é um grande desafio para o setor, e nós estamos trabalhando isso com muita disciplina e dedicação, baseando-se em programas de gestão de desempenho e de desenvolvimento de talentos. Investimentos em treinamentos operacionais estão sendo feitos para elevar o nível de capacitação das equipes, para que o máximo resultado possa ser extraído dos ativos da companhia. Um exemplo prático do que está sendo realizado pela companhia é o programa de trainees, cuja intenção é formar equipes multidisciplinares e de alto desempenho e que novos líderes surjam.
A excelência e a qualidade operacional, sem dúvidas, são dos fatores mais importantes para aumentar a produtividade do canavial e os resultados de empresas do setor. Na Biosev, indicadores operacionais e de qualidade de todas as operações agrícolas são monitorados diariamente, desde o preparo de solo, o plantio, os tratos culturais, até a colheita, objetivando a tomada de decisão imediata para que cada operação seja realizada de acordo com padrões estabelecidos e com a máxima qualidade. As prioridades são: alta qualidade no plantio mecanizado para reduzir falhas de plantio e colheita com zero de pisoteio e erradicação de soqueira, buscando a efetividade total das operações, garantindo, assim, longevidade ao canavial devido à elevada população de plantas.
Outro fator determinante para a garantia da evolução da produtividade nos nossos canaviais é a modernização do plantel varietal, buscando materiais de maior perfilhamento, adaptados à mecanização, mais produtivos e com maiores teores de sacarose, garantindo, assim, a base genética da longevidade do canavial. Além de buscar a modernização do plantel varietal, estamos trabalhando intensamente na alocação e no manejo desses materiais de maneira estratégica, para maximizar o potencial produtivo de seus ambientes edafoclimáticos.
A formação de viveiros estratégicos exerce um papel fundamental para que esse trabalho evolua ao longo das safras, e, para isso, a companhia investe no plantio de mudas pré-brotadas, atribuindo qualidade e sanidade aos seus viveiros. O investimento na manutenção do canavial se faz necessário e deve ser tratado com prioridade pelo setor. Além disso, o controle fitossanitário é acompanhado detalhadamente pela equipe agrícola, visando garantir a manutenção da produtividade embasada nas melhores práticas agronômicas, dentre elas: adubação para elevadas produtividades, correção da fertilidade do solo, manejo integrado de pragas e doenças, adubação foliar, controle de plantas daninhas, aplicação de maturadores e inibidores de florescimento.
Nesse caminho, a busca por inovações e por novas tecnologias é um pilar essencial para a elevação dos patamares atuais de produtividade no setor, e a Biosev investe em práticas como agricultura de precisão, uso de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) para mapeamento de falhas e replantio, uso de softwares e de sistemas em todos os processos agrícolas e em pesquisas dedicadas à avaliação e à definição de novas tecnologias, as quais são difundidas de forma orientada para todo o grupo.
Com a disciplina diária na implementação dessas ações, estamos alcançando níveis de evolução importantes ao longo das safras, garantindo evoluções superiores a dois dígitos, percentualmente, em produção de açúcares por hectare em relação à safra anterior. A efetividade de suas boas práticas agronômicas sustenta o plano de negócio e garante a evolução da produtividade e da longevidade do canavial.