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Alexandre Enrico Silva Figliolino

Diretor Comercial do Itaú-BBA

Op-AA-23

Gestão é fator primordial para o sucesso

É bastante interessante desenvolver o tema proposto pela revista Opiniões para este artigo – o de internacionalização da propriedade das Usinas brasileiras –, justamente no dia em que é anunciada a mais importante e emblemática transação já ocorrida no setor sucroalcooleiro: a joint venture entre a Cosan, maior indústria do setor, e a Shell, segunda maior petroleira do mundo.

Para os otimistas, entre os quais me incluo, é a prova cabal de que o etanol renovável tem seu lugar assegurado na matriz mundial de combustíveis sólidos, sendo atualmente o bagaço de cana a mais promissora matéria-prima para obtenção de etanol de segunda geração. Para os menos entusiasmados, gostaria de citar um hilário comentário de uma analista de mercado de que os biocombustíveis, hoje, estão para as petroleiras como a ala das baianas está para escola de samba, ou seja, não fazem parte do enredo, mas, se não tiver, perde ponto.

Com isso, o capital estrangeiro, que há 5 anos participava com apenas 6% do total de cana esmagada pelo setor, passa a atingir significativos 23%, com claro viés de alta. Por mais que a transação Shell x Cosan signifique uma maior concentração na distribuição de combustíveis no mercado interno, é inegável o potencial que essa associação pode trazer em termos de ampliação do comércio mundial de etanol, possibilitando maior acesso a mercados.

Nessa mesma linha de expansão do comércio internacional, inserem-se o significativo aumento de posição da Bunge no setor – adquiriu o Grupo Moema e mostra apetite para novos negócios – e o importante grupo indiano Renuka, que tem sido bastante ativo na análise de oportunidades de aquisição que tem surgido no mercado.

Com certeza, grupos estrangeiros de grande porte e com facilidade de acesso a capitais têm se posicionado no pelotão da frente do setor, que podemos chamar de série A – uma referência apenas ao tamanho, já que estamos partindo dos maiores para os menores –, que se caracteriza pela presença de empresas com forte vocação consolidadora, onde o cacife para entrar é muito pesado.

Merecem ainda estar nesse grupo a ETH, pois pertence a um dos mais admiráveis grupos nacionais, e a Dreyfus, com seus respeitáveis 38MM de tons de capacidade após aquisição de Santelisa Vale. Além disso, não podemos deixar de citar a Copersucar, com seu muito bem-sucedido modelo de consolidação da porteira para fora, onde escala, sem dúvida nenhuma, faz toda diferença. Esse modelo é uma alternativa muito interessante a ser levada em conta por empresas que estejam, de certa forma, isoladas.

Abaixo desse pelotão, o dos acima de 20MM de tons, temos muitos nomes com excelente  gestão e que vêm apresentando excelente performance. Essas empresas podem eventualmente entrar no jogo da consolidação de forma ativa, caso venham se associar ou atrair sócios capitalistas. Aguardamos do BNDES uma participação mais ativa no estímulo a movimentos estratégicos, permitindo, assim, que mais grupos nacionais participem desse pesado jogo da dita série A.

Partindo do princípio de que a chave do negócio de commodities é custo baixo e que, a grosso modo, 60% dos custos estão na agricultura, quase 20% na comercialização, 12% na industrialização e 8% nos chamados custos administrativos, fica bastante claro onde se ganha o jogo numa primeira fase, ou seja, nos custos agrícolas e de comercialização. Gestão é fator primordial para o sucesso num setor altamente intensivo em gestão, e os maiores desafios para as empresas de grande porte e acelerado crescimento estão na parte agrícola.

Nesta safra 09/10, por exemplo, com os dados que já possuímos até agora, podemos afirmar mais uma vez que tamanho continua não sendo documento, na medida em que temos entre os tops de rentabilidade – acima dos 30% medidos por margem EBITDA (Geração operacional de caixa antes de depreciação, impostos, dividendos e despesa financeira) –, empresas entre 3MM a 15MM de tons.

Porém nada garante que essa situação permaneça no futuro, já que novas tecnologias estão chegando, e os modelos de gestão estão se aperfeiçoando. Agora, uma coisa é garantida desde já, e essa última crise deixou muito clara: crescer em ritmo acelerado, num setor de altos e baixos (felizmente mais altos que baixos), num mercado financeiro também de altos e baixos, é só para empresas de grande porte e com alta visibilidade, pois só estas têm garantido o acesso a mercado de capitais, que é a única fonte que possibilita um crescimento seguro e sem tropeços.