Me chame no WhatsApp Agora!

Dioger Alexandre Teruel

Gerente de Pesquisa e Inovação da Acelen Renováveis

OpAA81

SAF made in Brazil
O combustível do futuro nasce no Brasil. Costumo fazer essa afirmação nos circuitos de apresentação do projeto da Acelen Renováveis, que escolheu a macaúba (Acrocomia aculeata), planta nativa do Cerrado brasileiro, como solução em matéria-prima para a produção de SAF – Combustível Sustentável de Aviação e HVO. Os biocombustíveis da Acelen Renováveis serão produzidos em uma biorrefinaria que será construída na Bahia, que terá capacidade de produzir mais de 1 bilhão de litros por ano de SAF e diesel renovável a partir de 2027, inserindo a Acelen entre os líderes globais no segmento de combustíveis renováveis.

A escolha da planta brasileira não foi ao acaso. Dentro do conceito “fully sustainable”, a macaúba, que é uma planta perene abundante no país, possui vantagens competitivas em relação a outras matérias-primas utilizadas na produção de combustíveis sustentáveis. A palmeira brasileira apresenta rendimento de óleo em média sete vezes maior que a soja, principal oleaginosa do agro brasileiro, possui baixo índice de CI (Carbono Intensity) na sua cadeia produtiva, além de ter 100% do seu fruto aproveitado no processo industrial. 
 
As vantagens da macaúba não param por aí. Por ser uma planta altamente adaptável, seu cultivo pode ser realizado em sistemas de agroflorestas e ILPF (Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta), potencializando os rendimentos por área, evitando o deslocamento de cultivos e, por consequência, reduzindo a necessidade de desmatamentos.

Com grande resistência a secas e doenças, a escolha do cultivo da macaúba também é estratégica na recuperação de terras degradadas, especialmente áreas de pastagens improdutivas. São nesses tipos de terras, localizadas em Minas Gerais e na Bahia, que a Acelen inicialmente cultivará 180 mil hectares de macaúba, o que reforça a vocação do Brasil como um dos países mais relevantes e importantes para a transição energética global. Há cerca de 100 milhões de hectares de pastagens degradadas e improdutivas no território nacional, portanto, culturas como a macaúba terão um papel ambiental positivo e importante. 

As florestas de macaúba trarão benefícios ambientais além da recuperação das terras degradadas, como a restauração de matas ciliares e áreas protegidas, formando corredores ecológicos, conectando habitats e promovendo a biodiversidade. Estas áreas têm potencial para a criação de nichos ecológicos para uma grande variedade de espécies. Além disso, a promoção de ecossistemas e solos mais saudáveis, por meio do aumento da matéria orgânica e da estrutura do solo, transforma essas áreas em locais de sequestro de carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

O combustível do futuro: 
Os biocombustíveis da Acelen produzidos a partir da macaúba terão potencial de reduzir em até 80% a emissão de CO2 quando comparados aos combustíveis fósseis, abastecendo os mercados norte-americano, canadense, europeu e nacional. Esses combustíveis serão totalmente drop-In, substituindo perfeitamente os combustíveis fósseis já existentes, tanto na cadeia produtiva quanto na logística. Isso significa que não serão necessárias quaisquer mudanças na infraestrutura de distribuição, bem como dos motores e turbinas de avião.
 
São também combustíveis de alta performance e com baixa emissão de poluentes, feitos com matéria-prima 100% renovável, que, ao abastecerem aviões (SAF) e motores a diesel (HVO), colaboram para a descarbonização de um setor que corresponde por 2% a 3% das emissões globais de CO2. Uma verdadeira revolução. Toda a cadeia de valor que envolverá a produção de SAF e HVO, da semente ao combustível, possuirá certificação e rastreabilidade.
 
Open Innovation: 
A inovação aberta é o nosso pilar. Para o desafio de verticalização da macaúba, montamos um ecossistema de parceiros e pesquisadores renomados de diversas instituições brasileiras de referência mundial, como Esalq/USP, Embrapa, Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas e Universidade Federal de Viçosa, além da aproximação com universidades internacionais como a University of California-Davis e a Cornell University. 

O objetivo é reunir conhecimento de décadas de estudo da espécie e acelerar o desenvolvimento de sua cultura por meio de seleção dos melhores materiais genéticos, desenvolvimento de tecnologias e manejos que potencializem a produção e reduzam os impactos ambientais.
 
Neste ano, já aceleramos algumas parcerias importantes para o desenvolvimento da macaúba. Assinamos com a Unimontes, em Montes Claros-MG, a transferência de tecnologia que compõe a mescla de soluções em germinação das sementes da macaúba. A tecnologia será incorporada ao Centro de Inovação e Tecnologia Agroindustrial, que está sendo construído pela empresa em Montes Claros.

Como parte do programa de cooperação com a Esalq em parceria com o programa AgriFood 5 Alliance, foi realizado o plantio experimental de mais de 1.300 mudas de macaúba em Piracicaba-SP. Uma área de aproximadamente 30 mil m² recebeu as mudas da planta.

A Acelen e a Embrapa Agroenergia firmaram acordos de cooperação técnica, com a colaboração de outros quatro centros de pesquisa da Embrapa: Algodão, Florestas, Meio Norte e Recursos Genéticos e Biotecnologia. A parceria de inovação aberta visa, entre outros objetivos, otimizar a extração de óleos e a geração de bioprodutos. 

Centro Tecnológico: 
Para abrigar tamanho desafio no desenvolvimento agroindustrial da macaúba, destacamos o nosso investimento em um Centro de Inovação Tecnológica em Montes Claros-MG, que cumprirá etapas fundamentais para o desenvolvimento do projeto com a germinação de sementes e a produção de mudas, que serão feitas com métodos sustentáveis na gestão ambiental.

Toda essa integração de conhecimento resulta em um completo ecossistema que nos acompanha desde o início do projeto e que se soma a outras forças que surgem durante a nossa jornada. O Centro Tecnológico contará com uma área de mais de 100 hectares e terá a capacidade de germinar 1,7 milhões de sementes por mês e produzir 10 milhões de mudas por ano. Esse trabalho será feito a partir do mapeamento de populações naturais de macaúba com maior potencial de produção de óleo, selecionando as melhores plantas para a produção de sementes, para a clonagem e melhoramento genético.

O Centro também desenvolverá outros processos fundamentais para a eficiência e ganho de produtividade, tendo destaque a condução de ensaios de germinação, desenvolvimento de protocolo próprio de germinação, processos automatizados com foco na redução de perdas e custos, implementação de cultivos experimentais para a adaptação da espécie e melhoria da produtividade do óleo, além da construção da planta experimental com desenvolvimento do processo e domínio da tecnologia para extração de óleo e coprodutos úteis. 

Agricultura familiar:
O impacto social da Acelen será de extrema importância para inúmeras famílias. Costumamos dizer que o projeto é ESG de ponta a ponta. Além da geração de mais de 90 mil empregos diretos e indiretos para a implementação de uma nova cadeia produtiva, vamos gerar oportunidades econômicas e sociais desde a germinação da semente até a distribuição dos combustíveis, nos tornando um vetor de desenvolvimento sustentável.

Uma das diretrizes de promoção social e econômica para região é a utilização de agricultura familiar e pequenos produtores, que no Brasil e no mundo desempenham um papel estratégico para a segurança alimentar. Porém, o grande desafio é garantir que essas famílias tenham uma renda estável e façam parte de uma cadeia sustentável.

O Programa de Agricultura Familiar e Pequenos Produtores promoverá às famílias e aos pequenos e médios produtores no entorno dos Hubs oportunidades de geração de renda e fixação no campo, conciliando demandas da cadeia com as necessidades locais. Um dos diferenciais da Acelen nessa frente será a assistência técnica, fundamental para o sucesso de programas que buscam promover impactos positivos nas comunidades de Agricultura Familiar e Pequenos Produtores.

A inclusão desses agricultores garantirá o fortalecimento das comunidades, fomentando o desenvolvimento social, econômico e ambiental através da garantia de compra a preço de mercado e da subsequente oportunidade de aumento da renda, por meio do estabelecimento de uma cultura de alta lucratividade e inserção em um mercado competitivo. 

A Acelen Renováveis dá passos concretos para oferecer uma resposta inovadora e sustentável às mudanças climáticas e alcançar a transição energética em escala global com combustíveis renováveis. Se o mundo precisa, a gente acelera por um futuro melhor para todos.