Consultor da DZLL - Consultoria & Manejo Agronômico
Op-AA-48
Para que esse conjunto de regras possa ser adequadamente utilizado, é fundamental o conhecimento inicial dos pilares básicos – solo e clima. É neles e para eles que são desenvolvidas as máquinas, os fertilizantes e os cultivares. Dessa sequência derivam o controle das pragas, doenças e toda a base da indústria agroquímica; enfim, o manejo agronômico. Pensando em conhecimento, o clima talvez seja, dos três fatores, o mais difícil de entender e de controlar.
Diferentes unidades produtivas podem comparar-se e aplicar técnicas de manejo que vão desde a alocação do cultivar correto até a definição de frentes de colheita. Diferenças marcantes de produtividade podem ser observadas em unidades produtivas que se utilizam de manejos diferentes, dentro dos mesmos ambientes de produção (Figura 2).
De fato, observa-se na Figura 3 que, em levantamento de produtividade de canavial em unidade produtora na região de Piracicaba, demonstrou-se a inadequação do manejo de colheita da unidade, com reflexo na produtividade do ano seguinte, mesmo utilizando uma variedade de última geração.