Me chame no WhatsApp Agora!

Luís Gustavo Teixeira

Diretor de Tecnologia e Inovação da Agroindustrial São Martinho

AsAA25

Pessoas, gestão e tecnologia: a base da agricultura moderna e sustentável
A São Martinho consolidou-se como referência no setor bioenergético, destacando-se não apenas pela tradição e solidez, mas também pelo pioneirismo na produção sustentável, alicerçado por tecnologia e inovação. Essa trajetória é viabilizada pela estratégia da companhia em produzir o carbono renovável de menor custo, pela performance operacional, lavoura de excelência e alto nível de gestão, posicionando a empresa como referência no desenvolvimento e adoção das melhores práticas de mercado.
 
Essa jornada é possível e impulsionada por um trabalho bastante organizado, padronizado, com método e processos bem definidos, associados ao intenso e contínuo cuidado com as pessoas por meio de formação técnica, operacional, normativa e comportamental. Juntos, esses fatores possibilitam transformar em realidade uma série de tecnologias, como: a identificação e o uso de materiais genéticos superiores; a integração de todos os manejos; o uso otimizado de irrigação; a administração de bioinsumos e o controle biológico de pragas (representa 85% das ações relacionadas ao tema na empresa); a produção de Mudas Pré-Brotadas (MPB), que promove vigor, sanidade e pureza genética à lavoura; o preparo de solo com canteirão, prática conservacionista com menor revolvimento e que contribui para a redução de emissões de GEE; a rotação de culturas; a manutenção da cobertura vegetal; a recomendação técnica e a aplicação precisa de todos insumos; e a gestão eficiente dos coprodutos industriais na nutrição do canavial, que favorece a economia circular.

A São Martinho trabalha continuamente no desenvolvimento de um conjunto abrangente de tecnologias voltadas ao aumento da rentabilidade sustentável do negócio. Reforçando seu caráter inovador, liderou a mecanização do plantio e da colheita da cana-de-açúcar, além de ser pioneira na adoção do piloto automático. Essa tecnologia trouxe benefícios como o paralelismo das linhas de plantio, controle de tráfego e, mais recentemente, viabilizou o uso de colhedoras de duas linhas – já uma realidade na operação da companhia –, contribuindo de forma expressiva para os benefícios agronômicos e operacionais.
 
O pioneirismo da São Martinho também está na gestão ambiental, a exemplo do Programa Viva Natureza que, desde 2000, plantou mais de 4 milhões de árvores. Essa e outras ações compõem a jornada de descarbonização, com foco na intensificação da economia de baixo carbono. No pilar social, a companhia avança com o programa Transforma 3000, que visa a inclusão por meio da educação nas comunidades do entorno.

A gestão de dados sempre foi um diferencial da São Martinho. Por meio do Centro de Operações Agrícolas (COA), a empresa integra tecnologias que geram ganhos em toda a cadeia produtiva, como o uso de satélites, drones, automação e robótica agrícola. Com o sensoriamento remoto é feita análise de biomassa, identificação de falhas e monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas; e, com utilização de Inteligência Artificial, é possível agir em tempo hábil para que não ocorram danos à produtividade da lavoura, promovendo uma agricultura de precisão.

A tecnologia também está presente no cuidado com as pessoas e o meio ambiente. Um sistema de monitoramento com câmeras nas cabines dos caminhões utiliza telemetria e IA para avaliar a condução segura e eficiente. Em tempo real, são identificados sinais de alerta avisando tanto o condutor quanto o COA, atuando como um forte aliado de uma operação segura. Câmeras inteligentes distribuídas estrategicamente monitoram a lavoura 24h por dia, prevenindo incêndios e promovendo alta performance no combate, sendo grande aliada na preservação da biodiversidade.

Na São Martinho, a agricultura é norteada por dados e ciência e o foco é a maximização do resultado do todo. Cuidar das pessoas, exercer gestão eficiente e a adoção contínua de tecnologias que mudam o patamar de entrega e amplificam a eficiência dos fatores de produção são as ações que asseguram excelência; e a forte integração agroindustrial e com todas as áreas garante a performance da companhia. Assim, o sucesso da São Martinho é o resultado do trabalho de todos, que contribuem para uma lavoura resiliente, quando as condições são adversas, e responsiva em condições favoráveis. Essa combinação consolida a São Martinho como uma referência em agricultura moderna, sólida e rentável, ou seja, sustentável.