O setor sucroenergético acaba de passar por um ciclo extremamente difícil, em que muitas variáveis atuaram negativamente, como a escassez de chuva no Centro-Sul, que atingiu em cheio a safra 2014/2015, a estagnação dos preços de etanol, o excedente de açúcar no mercado internacional, tudo isso somado à dificuldade de financiamento para um ramo de atividade intenso em capital. Esse cenário forçou todos a buscar soluções criativas, simples e de baixo custo para manter a sobrevivência hoje e ainda continuar investindo para garantir o amanhã.
Para gerenciar um negócio com tantas variáveis fora de nosso controle, nós, executivos, devemos nos acostumar a lidar com tamanha volatilização, atuando preventivamente para mitigar os impactos negativos de um ciclo difícil como o vivido nos últimos anos. Em nosso setor, vimos muitas ações de redução de custo da forma tradicional, como demissão de pessoas, redução de plantio, corte de insumos, entre outras.
No entanto acreditamos que a melhor forma de sobrevivência é aumentar a produtividade, entregar mais, ser melhor amanhã do que somos hoje, e, a partir daí, veremos nossas vendas crescerem mais rápido que os custos, consequentemente reduzindo o custo unitário. Em um mundo de extrema competição como o que estamos vivendo, pessoas e organizações precisam aprender a se adaptar cada vez mais rápido, aderindo às práticas mais inovadoras e adotando altos padrões tecnológicos.
Na Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA), instalamos a unidade industrial com o maior nível de automação do setor, tecnologia trazida pela Dow e desenvolvida ao longo de anos em suas plantas ao redor do mundo. Nosso time industrial é formado por pessoas de longa experiência no setor químico e sucroenergético, criando uma diversidade de estilos e conhecimentos enriquecedores.
Para aumentar o potencial agrícola, dentre as várias técnicas agronômicas empregadas, destacamos a produção de MPB (Muda Pré-Brotada), implantada desde 2013, em um viveiro local muito simples, de baixo custo (aproximadamente R$ 0,20/muda, enquanto o mercado comercializa acima de R$ 1,00/muda), com capacidade para 700.000 mudas a cada 60 dias, o que permite uma ágil multiplicação de novas variedades e o replantio de falhas nas lavouras.
Uma operação pautada pelo desenvolvimento sustentável tem o resultado de sua produção traduzido em valor ao negócio e à sociedade. Somos muito cobrados por nossa performance operacional e financeira, já que os investidores procuram bons negócios para apostarem suas fichas, mas também somos muito exigidos pelo legado que estamos construindo na região em que atuamos. A influência que exercemos em Santa Vitória é intensa, assim como em todas as unidades produtoras. Devemos aproveitar essa influência para contribuir para as pessoas com as quais trabalhamos e convivemos.
Um bom exemplo foi a implantação de uma norma de segurança riquíssima em detalhes, ao ponto de determinar que todos os veículos da SVAA transitem com os faróis acesos, para melhorar a visibilidade nas estradas e, consequentemente, reduzir o número de acidentes. Essa mudança de atitude, associada ao controle de velocidade e maior cuidado ao volante, nos fez reduzir a taxa de acidentes em mais de 40% nos últimos 4 anos. Atualmente, já constatamos a mudança de hábito não só nos perímetros da usina, mas também na comunidade, onde nossos funcionários estenderam essa ação de segurança ao conduzirem seus veículos particulares com os faróis acesos em tempo integral.
Ainda assim, nosso objetivo é aprimorar todas as práticas de segurança e alcançar a marca de zero acidente em nossa operação. Excelência operacional só é atingida com um time que tenha clareza do lugar aonde se quer chegar. Procuramos sempre dar oportunidades para as pessoas que já estão no quadro da SVAA, pois já conhecem nossa cultura e nossa forma de atuar. Temos exemplos de pessoas que saíram do escritório e foram para o campo e, hoje, fazem um destacado trabalho, bem como pessoas que saíram de serviços gerais e, hoje, exercem funções na indústria, no administrativo e na manutenção.
Acreditamos e respeitamos o potencial de cada pessoa, fazendo o coach apropriado e prezando a diversidade. Nossa prioridade é construir o conhecimento operacional dentro de casa. Esse espírito se traduz em mais de 130.000 horas/homem em treinamentos nos últimos 2 anos e parcerias para capacitação profissional. Essa cultura já elevou nossa produtividade de colheita em 50%, de 2013 para 2015 (de 400 para 600 ton/máquina/dia), e reduziu nosso custo de plantio em 8%, de 2012 para 2014, em um período em que a inflação foi de quase 15%.
O resultado econômico depende da construção de um ambiente de negócio sustentável, que, por sua vez, depende de uma boa relação entre os diversos elos da cadeia produtiva. Quando a SVAA iniciou o seu projeto, sentiu a necessidade de instituir um relacionamento com a comunidade local. Por isso criou o Painel Consultivo Comunitário de Santa Vitória, um canal direto de comunicação entre a empresa e as lideranças representativas da sociedade local.
Entender as dificuldades, os problemas e as oportunidades da região nos norteia a desenvolver programas e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do negócio e da localidade. Dessa união, já surgiram vários programas, dentre eles, o projeto “Água é Vida”, visando à recuperação do rio que abastece a cidade, para a preservação da água e melhorias na sua qualidade. Estamos deixando um legado para gerações futuras, através do replantio de mais de 1,2 milhão de árvores em nossa
área de atuação.
Monitoramos sete importantes rios, dos quais três já apresentam aumento no volume de água, de até 20%, de 2008 até hoje, e todos apresentam qualidade de água estável para o mesmo período. A implantação dos nossos canaviais e da unidade industrial em Santa Vitória é positiva para o ecossistema local. Atitudes responsáveis e ambição de sermos cada dia melhores: é esse espírito que fará nossa gente e negócio crescerem juntos e de forma sustentável.