Me chame no WhatsApp Agora!

Weber Francisco Capozzi

Diretor da Intacta

Op-AA-41

Presente com uma forte estrutura

Os mais recentes estudos sobre tecnologia e inovação remetem, inexoravelmente, a produtos ou serviços cuja simplicidade é o objetivo a ser alcançado. Não obstante os equipamentos modernos apresentarem grande complexidade tecnológica embarcada, ela não influi na mesma relação direta no dia a dia do usuário.

Ao contrário, a tendência é a de facilitar a rotina, utilizando as seguintes premissas:

1. Um produto ou serviço que leva a uma grande economia de tempo;
2. Um produto ou serviço que leva a um menor esforço físico;
3. Um produto ou serviço que reduz o deslocamento.

Igualmente importantes são os índices de valores humanos que as referidas tecnologias modernas oferecem, com os altos índices de economia de recursos capitais, conservação de energia, mínimos impactos ambientais e preservação da qualidade de vida, que elas conferem em seu uso intensivo. Para tanto, os grandes centros tecnológicos não mais se dedicam às atividades de baixo espectro de envolvimento humano, em relação às grandes questões de interesse mundial, por terem suas marcas sob o jugo do usuário.

Pode-se afirmar que os últimos anos foram realmente surpreendentes com as imperativas mudanças advindas das mais inesperadas tecnologias, produto da criatividade humana. Os incentivos à pesquisa, as políticas governamentais de incentivo, as estruturas educacionais e uma ótima análise de riscos por parte do sistema financeiro fazem parte do sucesso de um promissor projeto de descoberta realmente revolucionário e lucrativo.

Nem sempre, o simples investimento e a forte dedicação perfazem as prerrogativas de sucesso de uma ideia. Dependem de fatores que, por vezes, são intangíveis e subjetivos. Não fosse por esses detalhes, todos os lançamentos seriam uma questão de tempo para maturidade e consequente sucesso. Em tempo, há os inventos que, mesmo antigos, são insubstituíveis até os dias atuais, por terem sido revolucionários à época do início da sua utilização, mantendo sua inequívoca e maciça  presença no cotidiano moderno.

Em geral, os grandes inventos, além de inegável simplicidade de fabricação, também têm infinitas possibilidades de variação de estilo, modelo, material, aspectos, formas, etc., que a peça original. Igualmente importantes são os desenvolvimentos tecnológicos obtidos ao longo do tempo, pelo aprimoramento do uso, e a busca pela eficiência desejada, na aplicação das funções de engenharia desses produtos ou serviços ora abordados.

Quem poderia antecipar tantos impactos – positivos ou não – sobre as pessoas inseridas no contexto atual, privadas das tecnologias disponíveis que, entre outras coisas, produzem a construção de novos paradigmas? Impactos estes que, de tão efetivos, contribuem para aumentar a cada dia a expectativa média de vida de um povo, tendo como maiores vetores a informação e a instrução de qualidade.

Essa sim é a verdadeira medida da tecnologia bem empregada e da sua efetiva influência no mais importante de todos os valores: o social. Como seria a vida sem água quente, internet, telefonia celular, ressonância magnética, veículos automotores, energia elétrica, medicamentos, entre tantos outros exemplos? Ao mesmo tempo, como seria a vida sem a roda, uma das mais antigas e eficazes de todas as descobertas?

Fazendo uso da mesma linha de raciocínio, o papel da evolução tecnológica ao longo da linha do tempo, em alguns segmentos da indústria brasileira, se confunde com o desenvolvimento do próprio segmento. Um setor em especial que surge em nosso País como sendo um exemplo de aperfeiçoamento tecnológico contínuo através dos anos é, sem dúvida, o sucroenergético.

Inicialmente, de tecnologia rudimentar, empregando mão de obra escrava e utilizando a força motriz animal, transforma-se continuamente, chegando aos dias de hoje com forte apelo tecnológico de perdas mínimas e construção da sua própria matriz energética. Não fica claro, nesse rico lapso de tempo, quem contribui com maior efetividade para a transformação desse forte segmento.

Marcado profundamente com o DNA do nosso País, surgem nele as frentes de inventividade e genialidade dos talentosos técnicos, formados e motivados pelo próprio segmento, revelando o talento autógeno que sempre se pode produzir. Com o mesmo rigor de detalhe, uma avaliação minuciosa sobre a obstinação empreendedora dos dirigentes dessa tradicional fatia se confunde com a produção em massa de tecnologia que revolucionaria a imagem externa do País.

Qual seria o cenário contributivo senão uma antecipação tecnológica, para os dias de hoje, de uma verdadeira alternativa, a finita matriz de combustíveis fósseis que se vale por ser simplesmente exploratória e não renovável? O que foi realizado com firmeza de propósito em terras tupiniquins serve de modelo de tecnologia ao mundo, antecipando soluções definitivas, com sustentabilidade, equilíbrio ambiental e geração de riquezas.