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Jaime Finguerut

Assessor de Tecnologia do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira

Op-AA-45

O futuro pode ser ainda melhor
A produção de etanol combustível no Brasil é um caso único de sucesso no mundo. Embora a produção de etanol venha, pelo menos, desde o início do século XX, quase em paralelo à disponibilidade de veículos com motores de combustão interna, foi a partir do Proálcool, iniciado em 1975, que a produção cresceu e amadureceu e colocou o País na liderança do uso e dos benefícios dos biocombustíveis.
 
Hoje, esse setor representa cerca de 2% do PIB, com significativa geração de empregos e bem-estar, e a produção associada de açúcar e bioletricidade nas biorrefinarias de cana trouxe maior estabilidade e capacidade de sobrevivência ao setor sucroenergético.
Se observarmos como foi possível tal feito, veremos que se trata de uma série de políticas e ações, tanto no âmbito público como no privado. Foram criadas as demandas, e facilitou-se a logística e a produção com incentivos governamentais.

No âmbito privado, colocou-se em uso a tecnologia brasileira de produção de cana e de seu processamento, ligando-se à assim chamada Curva de Aprendizado, que também pode ser chamada de “aprender fazendo”. Criado o mercado e colocada a produção em um ambiente competitivo, tivemos, em consequência, ganhos de produtividade, ou seja, conseguimos, em aproximadamente 35 anos, triplicar a produção de etanol por hectare e por ano e, assim, reduzimos o custo de produção em três vezes. 

 
Em final de 2011, o litro de etanol custava, em reais deflacionados, exatamente três vezes menos do que custava (com subsídios) em 1975. Boa parte desse ganho se deu na lavoura, com mais açúcar por hectare e por ano, ou seja, aumentamos a quantidade de cana por hectare e, simultaneamente, a quantidade de açúcar nessa cana.

A indústria, mesmo recebendo três vezes mais açúcares (duas vezes mais cana e 50% mais açúcar), se renovou inteiramente, duplicando a capacidade de moagem por unidade de peso de equipamento (e de energia gasta), duplicando a produtividade da fermentação (duas vezes mais etanol no mesmo equipamento, no mesmo tempo) e ainda aumentou a eficiência, em quase 10 pontos percentuais, reduzindo as perdas, mesmo com muito mais material e com materiais contendo mais açúcar. Isso é uma tarefa tão difícil quanto trocar o pneu do carro durante a corrida, sem parar. No entanto, o que ocorreu após 2010? 

 
Aumentos significativos de custos de produção, o que significa que a nossa taxa de inovação foi menor do que a taxa de aumento dos custos, que se deram por muitas razões, tais como mecanização acelerada com significativo impacto na planta e no solo; aumento do custo da mão de obra; aumento dos custos dos insumos; aumento dos custos das terras; disponibilidade apenas de terras em áreas e regiões menos apropriadas para a cultura. 
 
Houve, ainda, efeitos de climas cada vez menos favoráveis, com a deficiência de chuvas afetando cada vez mais canaviais mais velhos e menos diversos. A competitividade da produção de etanol com a gasolina ainda se tornou mais difícil, tendo em vista a paridade “energética” do etanol combustível de 70%, pois essa é aproximadamente a relação de energia contida em um litro de etanol em comparação com um litro de gasolina. 
 
Assim, o etanol tinha sempre de estar disponível ao consumidor final por menos de 70% do preço da gasolina, e, como esse preço não tinha previsibilidade, tornou os necessários novos investimentos em melhorias de muito pouca atratividade. No entanto, mais uma vez, temos a oportunidade de colocar em prática em novo Proálcool, porém com muito menos custos para a sociedade.
 
Com a produção de etanol a partir da biomassa integral da cana-de-açúcar, aproveitando não apenas os açúcares que estão solúveis no caldo de cana, como temos feito até hoje, mas também aproveitando os açúcares existentes na fibra da cana (bagaço e palha), poderíamos, teoricamente, quase triplicar a produção. Hoje, as melhores usinas (que fazem açúcar e etanol) conseguem tirar um pouco mais de 100 quilos de produto por tonelada de cana, e, como uma tonelada de cana tem aproximadamente 300 quilos de matéria seca (o restante é água), a nossa eficiência, hoje, é um pouco superior a 30%, daí a afirmação de que poderíamos, teoricamente, triplicar a produção, chegando próximos de 90% de eficiência.
 
Na verdade, nem toda a fibra é formada de açúcar, apenas um pouco mais de 2/3 dela. Também não podemos aproveitar 100% da fibra da cana, pois uma parcela da palha de cana (pontas e folhas) deve ser deixada no solo para protegê-lo de intempéries e também para reciclar nutrientes que se encontram nessas frações. Além disso, também precisamos de energia, necessitamos queimar uma parte dessa fibra para fornecer energia para continuar extraindo os produtos atuais da cana (etanol, açúcar e bioletricidade), e, em termos práticos, como as eficiências nunca são economicamente as máximas possíveis, assim, podemos tranquilamente afirmar que só a tecnologia de etanol de segunda geração pode fornecer pelo menos 50% mais etanol por hectare por ano.
 
Veja que isso é exatamente o que conseguimos aumentar de teor de açúcar na cana, ou seja, sem plantar mais cana e sem aumentar os custos de corte, carregamento e transporte, conseguimos, em 35 anos, aumentar a produção em 50%. Temos a mesma oportunidade de conseguir isso em muito menos tempo, apenas o tempo e os recursos para ligar a Curva de Aprendizado e aprender fazendo, como, aliás, esse setor já sabe fazer muito bem. 
 
Hoje, após os mais de 40 anos do Proálcool, não precisamos criar mercado, já temos uma demanda robusta, não só com os carros flex, um fenômeno brasileiro, mas também no exterior há grande interesse em comprar combustíveis de fato sustentáveis. Várias agências privadas e governamentais preveem que, em pouco mais de 10 anos, teremos, no Brasil, uma deficiência de mais de 10 bilhões de litros de gasolina equivalente e, ao menos que façamos esses combustíveis a partir de cana-de-açúcar no País, não teremos nem como importar toda essa gasolina. Faltam-nos infraestrutura. Não temos portos nem logística.

O cenário de não fazermos de cana-de-açúcar será ou o preço dos combustíveis subir muito, ou teremos racionamento, ambos cenários insustentáveis. Se a parte do mercado está equacionada, de onde virá o fator de duas vezes que estão faltando para o novo Proálcool (lembre-se de que triplicamos a produção, duas vezes mais cana e 50% mais açúcar)? Virá exatamente de duas vezes mais cana por hectare e por ano.

 
Embora a produtividade média do canavial brasileiro esteja estagnada há mais de uma década, e, durante alguns anos, se notou uma redução significativa de produtividade, o teto de produtividade da cana-de-açúcar está muito longe do máximo atingível. Apenas se pegarmos a área de folhas que a cana tem hoje (aproximadamente 1 m2 por colmo) e verificarmos nessas folhas a área que faz (ou pode fazer) fotossíntese, se considerássemos que essa cana não tivesse nenhuma restrição para a realização da fotossíntese (nenhuma doença, nenhuma competição por outras plantas, nenhuma praga, nenhuma deficiência de nutrientes, nenhuma deficiência de água para a evapo-transpiração), essa cana de hoje, sem nenhuma alteração significativa, poderia ultrapassar as 200 toneladas por hectare e por ano.

É evidente que dar todas essas condições “perfeitas” seria caríssimo, porém já existem ferramentas muito modernas para baixar o custo desses ganhos de eficiência fotossintética. Temos a otimização genética, ou seja, a construção e a implantação de passos metabólitos na cana, a transgenia ou engenharia genética, temos a agricultura de precisão, que se utiliza de quantidades enormes de dados referentes à cultura e ao ambiente que a cerca (Big Data), tudo isso facilitado pelos sensores e pela computação cada vez mais rápida, acessível e potente, o que se consegue com a nanotecnologia da construção dos chips e pela interligação massiva dos chips de tudo o que usamos (internet das coisas).
 
Essas ferramentas já estão em uso na agricultura avançada fora do País, e, para a cana brasileira, o empreendedorismo privado o fará. Falta pouco para o novo Proálcool se iniciar. Apenas pequenos incentivos para superar o risco das plantas industriais pioneiras e a melhoria do ambiente de investimento o farão.