Me chame no WhatsApp Agora!

Wanderley Carlos Marroni

Especialista em pneus agrícolas da Goodyear

Op-AA-05

Tecnologia de pneus aplicada na lavoura de cana

Há pelo menos 40 anos atrás, a cana-de-açúcar era retirada da lavoura, utilizando-se carro de bois, com uma junta de 12 animais. A evolução no manejo, na logística da movimentação da cana-de-açúcar, da lavoura até a usina, para a devida industrialização, tem acontecido de maneira a obter-se o máximo de produtividade, com o mínimo de agressão ao solo, no qual está sendo cultivada.

Do lado da usina, a preocupação é minimizar o número de operações para a retirada da cana do meio do talhão e colocá-la no veículo de transporte. Do lado dos fornecedores de todos os equipamentos envolvidos nessa operação, a preocupação é lançar mão de todos os recursos possíveis para evitar o dano a soqueira e a compactação do solo.

O crescimento da colheita mecanizada tem aumentado, sobremaneira, o tráfego sobre a lavoura, aumentando o risco de dano a soqueira, em função do seu encobrimento pela palha gerada na operação. As usinas têm feito investimentos em todas as etapas da produção agrícola passíveis de melhorias, escolhendo as melhores variedades e utilizando as melhores e mais avançadas tecnologias nas diversas fases que envolvem o plantio, cultivo, colheita e transporte da cana.

A Goodyer, atendendo solicitação do setor, desenvolveu um tipo de pneu que atendesse às expectativas do setor, em vários quesitos referentes à compactação do solo, capacidade de carga, velocidade e pressão de inflação, procurando minimizar a compactação do solo, evitando todos os danos conseqüentes.

O pneu, chamado de Superflot, foi lançado na Agrishow de 2003, para ser basicamente utilizado nos veículos de transbordos da cana-de-açúcar.

Sendo uma tecnologia com vantagens imediatas e visíveis, sua aplicação difundiu-se de forma muito rápida, e hoje, o mercado fabricante dos veículos de transbordo e demais equipamentos, que trabalham na operação de corte, apresentam as mais variadas configurações de eixos, utilizando este tipo de pneu, com excelente desempenho.


Um bom exemplo é o transbordo de 3 eixos com um eixo estersante, desenvolvido pelo CTC, Centro de Tecnologia Canavieira de Piracicaba, em parceria com a usina São Martinho e a Goodyear, que forneceu os pneus Superflot-600/60-22.5. O equipamento, composto de 2 carretas com 3 eixos cada uma, é rebocado por um trator de 180 cv, com capacidade de carga de 28 m3, o que corresponde algo em torno de 12 toneladas de cana. Assim, este conjunto de 2 carretas substituirá um conjunto de 3 carretas convencionais de 2 eixos.

Haverá, desta forma, uma diminuição no número de componentes do conjunto, distribuindo melhor a carga por eixo, culminando num melhor aproveitamento das vantagens da alta flutuação dos pneus e numa diminuição do pisoteio da soqueira da cana, em conseqüência da bitola mais adequada do equipamento, com o espaçamento entre linhas, utilizado no plantio da cana.

Seguindo a mesma linha de desenvolvimento tecnológico, a divisão agrícola da Goodyear lançou na Agrishow deste ano, sua linha de pneus radiais milimétricos da família Optitrac, iniciando com o desenho DT 806 que, além de proporcionar uma melhor performance do trator/colheitadeira, contribuirá também para minimizar a compactação do solo.

Nas imagens computadorizadas, pode-se notar o resultado da pressão de inflação x pressão do solo: para uma determinada carga, quando colocamos a pressão de inflação adequada, notamos que a área de contato está proporcional ao tamanho do pneu e livre de pontos de stress (vermelho), à medida que se aumenta a pressão de inflação, diminui-se a área de contato e o aparecimento de pontos com stress tende a aumentar. O nome superflot, embora uma marca registrada da Goodyear, é uma referência à principal atribuição deste tipo de pneu, sua alta flutuação.