Me chame no WhatsApp Agora!

Lodovico Trevizan Filho

Diretor da Motocana

Op-AA-06

Sonda oblíqua viabiliza precisão na amostragem da cana

Uma amostragem de precisão garante informações seguras sobre a matéria-prima adquirida. Na cana-de-açúcar, a utilização da sonda oblíqua possibilita a obtenção de amostras de todos os níveis da carga, tendo como resultado dados abrangentes e concretos sobre o produto, gerando confiabilidade ao usuário. Esta sonda trabalha de forma oblíqua em referência ao plano da carga, sendo que a amostragem é realizada em dois níveis.

A primeira pode chegar em torno de 40% da carga – com amostra que varia entre um mínimo de 8 quilos e um máximo de 15 quilos. A segunda amostragem, realizada no mesmo furo, atingindo maior profundidade, onde se obtém amostras com pesos semelhantes. Este processo é feito em caminhão acoplado, reboque ou de acordo com as orientações da usina que está recebendo a matéria-prima.

O processo é eficiente e proporciona segurança de resultados, já que a amostra é recolhida e descarregada automaticamente em um duto específico, de onde será coletada para passar pela análise e demais procedimentos de laboratório que determinarão a sua qualidade. É importante destacar que a amostra não deve ser submetida a excessos de movimentos vibratórios, tendo em vista que um dos índices a serem medidos é referente aos resíduos minerais - terra, que vêm junto com a cana e que, ao sofrer movimentos, poderá ocorrer perda, prejudicando o espelhamento da carga na amostra coletada.

Processo: A otimização do processo em toda a extensão é fundamental, começando pela ferramenta que permite a extração da amostra, chamada de coroa, dispositivo que deve realizar um corte limpo e sem esmagamentos para evitar alterar as verdadeiras propriedades do produto na amostra recolhida.

Outro fator importante a considerar é que o equipamento deve ter ainda a robustez necessária para suportar a freqüência do trabalho.

Competitividade: Num mercado competitivo, como é o setor sucroalcooleiro, uma ferramenta ideal para fazer a extração da amostra pode fazer a diferença nos resultados, onde a qualidade do produto é a base para um bom desempenho econômico.

Suprindo assim a deficiência apresentada pelas sondas horizontais que ocasionavam resultados pouco satisfatório na perspectivas da análise. A utilização da sonda oblíqua vem se consolidando principalmente pela garantia que oferece na exatidão da amostra recolhida . A amostragem de cana-de-açúcar permite obter a informação do que está sendo colhido, do que vai se obter dessa colheita e do rendimento da indústria. E m razão de tais fatos, ela deve ser a mais abrangente e confiável possível para que o resultado das análises seja o reflexo real da matéria-prima recebida.