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Paulo Lordelo Novaes

Presidente da GAtec

Op-AA-28

Gestão de planejamento e logística de transporte

Com o advento da globalização da economia, constatamos alguns acontecimentos econômicos, sociais e ambientais que vêm alterando o cenário empresarial do setor sucroenergético, principalmente no que se refere ao surgimento de grandes fusões e incorporações. As empresas estão sentindo o reflexo dessas transformações e entendemos que esse novo cenário exige o uso de novas estratégias e ferramentas.

Na gestão do Planejamento e Controle da Produção – PCP, dispõe-se, atualmente, de softwares com excelentes condições de flexibilidade – que consideram as características particulares de cada empresa, e de integração – que permitem a troca de informações entre os sistemas agrícolas, industriais e administrativos já existentes, dentre uma série de outros efetivos benefícios.

Visando ao atendimento desses quesitos, as empresas dedicadas à tecnologia da informação têm disponibilizado uma série de soluções informatizadas que englobam as atividades desde a fase de planejamento da lavoura, até a contabilização das atividades agrícola e industrial de produção e apuração dos custos envolvidos no processo, além de integrar os softwares de gestão administrativa (ERPs).

Tomando como base a vivência adquirida em mais de 130 empresas parceiras e colaboradoras, detalhamos algumas soluções de apoio ao planejamento e logística agrícola para as unidades sucroenergéticas. Planejamento otimizado da colheita: Um software de planejamento otimizado da colheita deve se utilizar de técnicas de programação linear, tendo como objetivo principal o fornecimento de um plano mensal de colheita de todos os talhões da usina.

Estudos realizados indicam que as usinas usuárias desse tipo de sistema conseguiram, através da utilização de um plano otimizado, um acréscimo de 4 a 7% na pol%cana média de safra, o que se reflete diretamente na maximização da margem de contribuição ao lucro do complexo agroindustrial e no aumento da rentabilidade da empresa. 

O software deve ter como base informações por talhão extraídas de um banco de dados agrícola (área, estimativa de produção, distância, estágio de corte, datas de plantio e de último corte, etc.) e considerar uma série de restrições operacionais, agronômicas e industriais, tais como capacidade máxima e mínima de moagem e processamento de caldo, disponibilidade de frentes de corte e frota para transporte, distância média por frente de colheita, balanço energético (% fibra mínima por período da safra), etc.

Administrando tais informações, o software deverá definir a melhor data de colheita das variedades, baseando-se no conceito da Mínima Perda, verificando a pol%cana de todas as variedades, em todos os meses da safra, e explorar os potenciais de cada variedade para cada mês de safra.

Além dessa funcionalidade, o software de planejamento da colheita deve permitir análises, como a verificação da viabilidade da aplicação de maturadores em determinados talhões, a quantificação mensal ideal de aplicação de vinhaça, a determinação de distâncias médias máximas por frente de colheita e indicar a melhor roteirização logística da colheita por mês.

Logística de transporte: Após fazer todo o planejamento agrícola e adotar os melhores sistemas de controle operacional da safra, nada mais frustrante do que se deparar com a falta de matéria-prima na moenda, devido à falha no transporte da cana. São comuns os relatos de casos de excesso de caminhões em uma determinada frente de corte e carregamento, enquanto outras estão ociosas.

Aumentar a frota disponível nem sempre é a solução, além de causar o aumento dos custos com o transporte – caso a frota seja própria – ou gerar o descontentamento e a inviabilização do serviço por parte dos fretistas, que serão penalizados pelo excesso de filas, tanto no campo quanto na balança ou no pátio de descarregamento.

Uma ferramenta que facilita muito a administração de tais operações são os softwares de logística de transporte que distribui, de maneira inteligente, a frota de caminhões entre as frentes de corte, de forma a manter constante o fluxo de matéria-prima na indústria, evitando a indesejada formação de filas e ociosidade de frentes de carregamento com um correto dimensionamento da frota.

A utilização de tais ferramentas pode gerar redução de até 5% nos custos de corte, carregamento e transporte, além de benefícios, como a gestão da troca de turno dos motoristas, controle e autonomia de abastecimento, dimensionamento das frentes de colheita.

Conclusão: A tecnologia disponível avançou rapidamente, e os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, pois sabem que a boa decisão, bem como a velocidade necessária para que ela seja tomada, passou a ser uma questão de sobrevivência das empresas.

O dirigente atual sabe que o sucesso não ocorre por acaso. Habilidades pessoais dos gerentes em comando são fundamentais, porém serão bastante reduzidas se não dispuserem de ferramentas de gestão eficazes e modernas. Nessa linha, a adoção de softwares de planejamento e logística tornou-se indispensável, visto que o volume de informações administrado nessas operações é muito grande, sendo quase impossível bem administrá-lo sem o uso de softwares especialistas.

Entretanto, como em qualquer investimento, a compra de softwares deve ser conduzida com cautela, avaliando os custos e benefícios de cada opção disponibilizada pelo mercado, assegurando-se da efetiva capacidade de cumprimento das facilidades oferecidas.