Me chame no WhatsApp Agora!

Judilânia Tomás Ramos

Supervisora de Gestão Ambiental da Vale do Ivaí

Op-AA-13

Nossa empresa e o meio ambiente

Vale do Ivaí - Açúcar e Álcool, localizada no Município de São Pedro do Ivaí, estado do Paraná, busca, através de atitudes concretas, a viabilização e implantação de projetos de real importância ambiental. Em junho de 2006, recebeu o Selo Top Of Quality Ambiental, da Ordem dos Parlamentares do Brasil, em razão de vários trabalhos realizados nesta área, como: criação e gerenciamento da Reserva Barbacena, a completa recuperação de áreas de preservação permanente, parcerias com viveiros de mudas locais, dentre outros projetos, ambientais e sociais, publicados em seu Balanço Socioambiental anual.

Reserva Particular do Patrimônio Natural: A instituição da RPPN Barbacena foi um ato de vontade de seus proprietários e da Vale do Ivaí, e essa iniciativa vem ao encontro do necessário compartilhamento de responsabilidade com o poder público, contribuindo para a conservação de um dos poucos remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual que, até pouco mais de meio século, recobriu uma grande parcela do território paranaense.

Desde o ano de 2004, o gerenciamento e a manutenção desta área de 554,797 hectares vêm sendo realizados pela Vale do Ivaí, em parceria com a Fazenda Barbacena e a Associação Paranaense de Proprietários de RPPN. Neste fragmento florestal de Uso Sustentável, são permitidos a pesquisa científica e a visitação com finalidade de educação ambiental.

Este importante remanescente florestal abriga uma grande diversidade biológica, com 304 espécies de vegetais e 178 de animais. Dando continuidade à parceria entre a Vale do Ivaí e a Embrapa Florestas, estabelecida no ano de 2005, para a realização de pesquisas científicas, foi possível obter como resultado de um trabalho recente, realizado por pesquisadores da Embrapa, a identificação de novas espécies de roedores, morcegos e aves, o que demonstra o ótimo estado de conservação da Reserva.

ICMS Ecológico: Sendo um forte mecanismo, aliado à conservação da natureza em propriedades privadas, o ICMS Ecológico é um benefício aos municípios que possuem áreas conservadas em seu território, pois possibilita o aumento do ICMS arrecadado, sendo parte deste recurso destinado aos proprietários, para a conservação de suas RPPNs.

Para a aplicação de parte deste recurso, a RPPN Barbacena estabeleceu um convênio com a Associação Paranaense de RPPNs, orientada pelo IAP, pelo Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, que fiscalizam a aplicação deste recurso. Em 2006, os valores recebidos foram investidos na contratação de um guarda-parque, manutenção de trilhas, despesas correntes de manutenção do alojamento dos pesquisadores e casa do guarda-parque, fiscalização e vistoria do interior e entorno da Reserva, contribuição institucional à RPPN Paraná, aquisição de rádios de comunicação e telefone móvel para o guarda-parque, entre outras atividades.

Matas Ciliares e Parcerias: Com a recuperação das áreas de preservação permanente, o município de São Pedro do Ivaí ocupa a 2ª colocação em plantio de mudas nativas no Programa Mata Ciliar, lançado pelo Governo do estado do Paraná, entre os 399 municípios existentes. Este trabalho é possível graças às parcerias realizadas com o município de São Pedro do Ivaí, onde a empresa disponibilizou 3 funcionários para o viveiro municipal e também fornece substrato para o plantio das mudas.

Além desta parceria, a empresa possui um convênio com o viveiro de mudas do Instituto Ambiental do Paraná de Ivaiporã, onde contratou 3 funcionários para trabalhar no viveiro. Com a realização destas parcerias, a empresa plantou, em 2006 e 2007, cerca de 280 mil mudas nativas e, deste total, 148.000 mudas foram plantadas até maio de 2007, nas áreas de matas ciliares do município de São Pedro do Ivaí e de municípios vizinhos, onde se cultiva a cana-de-açúcar.

Em outubro de 2006, a Vale do Ivaí estabeleceu um convênio com a Universidade do Contestado, Canoinhas, SC, para a realização de um projeto de Recomposição Florestal, através da implantação de ilhas, com plantio de mudas nativas, em áreas de matas ciliares. Este trabalho tem como finalidade estabelecer uma nova metodologia para recuperação destas áreas.

Datas comemorativas: A Vale do Ivaí promove, anualmente, a Semana do Meio Ambiente, envolvendo alunos da cidade de São Pedro do Ivaí e funcionários da empresa, e também promove, fomenta e participa de datas comemorativas junto à comunidade, como: Dia da Água, Dia da Árvore, Dia do Rio, ministrando palestras sobre a importância de se preservar estes recursos naturais.  

Sistema de Gestão Ambiental: Em junho de 2006, a empresa iniciou a implementação do Sistema de Gestão Ambiental, com a contratação de uma empresa especializada para assessorar a realização deste trabalho. Para isso, foi criado um comitê, que elaborou uma política ambiental, já aprovada e com implantação liberada pela empresa, baseada em princípios, como: prevenção da poluição; melhoria contínua dos seus processos agrícolas e industriais; atendimento à legislação ambiental, e conscientização ambiental dos seus funcionários e da comunidade.

Dando continuidade na implementação do SGA, foi realizado o levantamento de todos os aspectos e impactos ambientais inerentes à nossa atividade econômica, que dará origem a programas ambientais internos e externos, visando, no final da implantação do sistema de gestão ambiental, a obtenção da certificação ISO 14001.