Me chame no WhatsApp Agora!

Gabriela Procópio Burian

Líder Global de Parcerias da Bayer

AsAA21

Atuando localmente, engajando globalmente
Há nove anos morando no interior dos Estados Unidos, Missouri (St, Louis), nunca tinha visto a venda de garapa por aqui. Semana passada, isso mudou. Apareceu um novo quiosque, no shopping central da cidade: quiosque de garapa. A expectativa com esse novo espaço encontrou, na realidade, uma garapa aguada e cara. Mas o que chamou atenção foi o enorme banner listando inúmeros benefícios da garapa para a saúde. A chamada para o produto, de forma inteligente, atraiu, com sucesso, os passantes que, em geral, desconheciam a bebida. 
 
A reflexão para nós, brasileiros, é quase natural ao vermos um posicionamento de marketing diferencial transformando uma commodity em especiaria ligada à saúde e ao meio ambiente. A fila era razoável. O desafio de melhor posicionamento e engajamento é grande, antigo e, claro, não apenas ligado a esse produto ou a esse setor, mas, de modo geral, a toda a nossa produção – brasileira.

Por estarmos diretamente ligados ao setor sucroalcooleiro, temos bom conhecimento das soluções existentes no Brasil para desafios globais – como mudanças climáticas, fome zero e outros objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis (ODS). O desafio é também uma oportunidade, e cabe a nós, do setor, garantir que essas questões sejam discutidas em foros globais – com participação das diversas partes interessadas e prestação de serviços – reforçando a confiança do mercado global em nossos produtos e serviços. 
Nesse sentido, uma das principais conferências globais rapidamente se aproxima.

Trata-se da Conferência das Partes, ligada ao clima (COP26). Nas duas primeiras semanas de novembro, governos, empresários, negociadores e cidadãos do mundo estarão em Glascow, UK, debatendo e negociando como mitigar, adaptar e financiar soluções referentes a emissões climáticas.

Temas transversais como meio ambiente, energia, inovação, ciências, perdas e assuntos do gênero serão debatidos diariamente. E, nesse cenário, além da participação do setor nessas discussões, é fundamental também o engajamento na discussão on-line. 

A análise de impacto, gerenciamento e mitigação das mudanças climáticas em cada negócio hoje é base para a decisão de investimentos. O alto risco incremental  na produção, distribuição e potencial impacto social e ambiental exige uma avaliação criteriosa e transparente. Nesse sentido, a discussão sobre esse assunto, e engajamento de partes interessadas, mais que nunca, é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada.
 
Com uma alta demanda de informação e engajamento sobre os nossos negócios no mundo inteiro, é interessante considerarmos, estrategicamente, oportunidades de somarmos nossas ações e soluções às campanhas globais mais significativas. É hora de agirmos localmente sim e, ao mesmo tempo, garantirmos um posicionamento global para nossas soluções para os desafios globais. Esse posicionamento aumenta a visibilidade e o valor do nosso negócio. Seguem duas oportunidades como exemplo: 

• Race To Zero (Corrida para o Zero): É uma campanha global para mostrar liderança e suporte de negócios, cidades, regiões e investidores por uma sociedade que seja carbono net zero em 2050. Essa coalizão representa, hoje, 25% das emissões globais de CO2 e cerca de 50% GDP. São 733 cidades, 31 regiões, 120 países, 3.067 empresas, 173 dos maiores investidores trabalhando por uma recuperação sustentável, resiliente, zero carbono, que previna futuros desafios, crie empregos decentes e suporte um crescimento sustentável. Todos podem participar e não há custo. Link para acesso: https://racetozero.unfccc.int

• ClimateShot – Transforming Agricultural Innovation for People, Nature and Climate (Transformando a inovação agrícola para pessoas, natureza e clima). Essa campanha foi iniciada em conjunto pelo CGIAR, Research Program on Climate Change, Agriculture and Food Security (CCAFS), e Reino Unido para reforçar o movimento “Agenda Ação para uma Agricultura inovadora” (Action Agenda for Agricultural Innovation) e será lançada na COP26, salientando bons exemplos de inovação agrícola. Também é uma campanha gratuita, aberta para submissões com casos de sucesso, vídeos e fotos, até 12 de novembro. Link para acesso: https://www.climateshot.earth.

Em setembro, vimos pouquíssima presença do setor na United Nations Food Systems Summit (Conferência de Sistemas Alimentares), deixando de trazer informações relevantes e significativas como base para políticas e critérios no mercado internacional. Na COP26, agora em novembro, essa presença é fundamental. O engajamento global permite a ação local reforçando nossas comunidades. Que possamos avançar nesse engajamento juntos, como setor.