Me chame no WhatsApp Agora!

Luiz Carlos Dalben

Presidente da Ascana

Op-AA-44

A gestão do coletivo

A Ascana – Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê, antes chamada de Associação dos Fornecedores de Cana da Zona de Lençóis Paulista, foi fundada em 19 de novembro de 1959 e, durante todo esse período, jamais passou por uma crise tão longa do setor. No início dos anos 2000, a Ascana passou por uma reformulação nas suas áreas administrativas, técnicas e atividades relacionadas aos seus objetivos, visando a uma nova realidade do setor e, em particular, dos seus associados, com a implantação do sistema de parceria agrícola e produtores, assumindo áreas maiores para produção de cana.

Diante desse cenário, com uma área de, aproximadamente, 120.000 hectares, entre seus associados e com a diretoria e o conselho deliberativo, com profissionais em quase a sua totalidade, formados por engenheiros agrônomos, mecânicos, químicos e administradores qualificados, com grande experiência no setor, criaram ferramentas, departamentos e comitês para evoluir nas atividades agrícolas e administrativas do setor e ganhar qualidade na produção de cana.

Sempre com a ideia de se manterem coesos com um só objetivo: a associação é a ferramenta para que isso aconteça e consiga resultados significativos a todos. Nesse período, no setor, aconteceram muitas mudanças que alteraram as características da lavoura, como questões ambientais que conduziram ao uso de colhedoras o qual obrigou a novos estudos, principalmente nos espaçamentos de plantio, aparecimentos de novas pragas, rigidez em leis trabalhistas, alterações no clima, etc.

Com preços da cana, na média, abaixo dos custos de produção, lançamos mão de recursos técnicos para alavancar resultados em produtividade na lavoura para minimizar os riscos. Dentre esses recursos, destacamos, na Ascana: a utilização de viveiros de mudas e instalação, condução e avaliação de experimentos; coordenação de aplicação de maturadores e demais aplicações aéreas; coordenação de manutenção das estradas de uso dos associados; monitoramento da temperatura ambiental; sistema de logística de entrega de cana com transponder; uso de informática em todos os dados que são disponíveis para associados; banco de dados com todas as informações de todos os associados; departamento de topografia com todos os mapas georreferenciados, serviços de implantação dos sistemas de conservação e logística das áreas; antenas de multiplicação de sinal de GPS em toda a extensão da área de produção; parcerias com empresas que recebem resíduos contaminados com hidrocarbonetos, óleos usados, resíduos sólidos em geral, etc.; laboratório para realizar análise e retornar os resultados e as recomendações agronômicas, análises tecnológica da cana, análise de nematoides, de fertilizantes formulados, de corretivos; no controle biológico da broca da cana, há parcerias na produção da vespa Cotesia flavipes; planejamento com levantamento topográfico. 

A Ascana mantém um amplo e atualizado serviço de controle agrícola, disponibilizando aos seus associados serviços de suporte ao cultivo e à colheita da cana-de-açúcar. Para uma melhor operacionalização e estudos das diversas áreas na produção da cana, foram criados comitês técnicos em que participam os associados com representantes que possuem melhor conhecimento na área em estudo.

Comitê de agronomia: desenvolve estudos relacionados a variedades de cana-de-açúcar, fertilidade do solo e nutrição, maturadores e o controle de pragas e doenças.

Comitê de engenharia agrícola: desenvolve estudos relacionados a preparo de solo, plantio, colheita mecanizada, operações de tratos culturais, planejamento das operações mecanizadas, GPS/piloto automático e demais tecnologias operacionais.

Comitês de negociação com sindicatos: desenvolve estudos e acordos sindicais para melhorar as condições de trabalho e de vida dos colaboradores dos associados.

Comitê de excelência: Desenvolvimento de: • laudos ergonômicos; • temperatura; • poeira respirável; • plano de auxílio mútuo em emergência com o Corpo de Bombeiros e OCAs; • reuniões e palestras de orientação para segurança, ambiente, etc. • análise de potabilidade da água, e • relacionamento com autoridades de órgãos ligados ao aspecto social e ambiental.

Comitê de compras compartilhadas: construir parcerias de longo prazo, com condições diferenciadas, resultando uma melhor margem de contribuição para o associado.

A Ascana também disponibiliza estudos detalhados de custos de produção de cana, através dos dados dos parceiros, e consultoria para a condução dos trabalhos e benchmark. A condução e a evolução desses trabalhos visam dar aos associados ferramentas na área técnica e na gestão de seus negócios, para enfrentar a crise do setor que, a cada safra, apresenta aumentos nos custos de produção e preços não competitivos.