Há nove anos morando no interior dos Estados Unidos, Missouri (St, Louis), nunca tinha visto a venda de garapa por aqui. Semana passada, isso mudou. Apareceu um novo quiosque, no shopping central da cidade: quiosque de garapa. A expectativa com esse novo espaço encontrou, na realidade, uma garapa aguada e cara. Mas o que chamou atenção foi o enorme banner listando inúmeros benefícios da garapa para a saúde. A chamada para o produto, de forma inteligente, atraiu, com sucesso, os passantes que, em geral, desconheciam a bebida.
A reflexão para nós, brasileiros, é quase natural ao vermos um posicionamento de marketing diferencial transformando uma commodity em especiaria ligada à saúde e ao meio ambiente. A fila era razoável. O desafio de melhor posicionamento e engajamento é grande, antigo e, claro, não apenas ligado a esse produto ou a esse setor, mas, de modo geral, a toda a nossa produção – brasileira.
Por estarmos diretamente ligados ao setor sucroalcooleiro, temos bom conhecimento das soluções existentes no Brasil para desafios globais – como mudanças climáticas, fome zero e outros objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis (ODS). O desafio é também uma oportunidade, e cabe a nós, do setor, garantir que essas questões sejam discutidas em foros globais – com participação das diversas partes interessadas e prestação de serviços – reforçando a confiança do mercado global em nossos produtos e serviços.
Nesse sentido, uma das principais conferências globais rapidamente se aproxima.
Trata-se da Conferência das Partes, ligada ao clima (COP26). Nas duas primeiras semanas de novembro, governos, empresários, negociadores e cidadãos do mundo estarão em Glascow, UK, debatendo e negociando como mitigar, adaptar e financiar soluções referentes a emissões climáticas.
Temas transversais como meio ambiente, energia, inovação, ciências, perdas e assuntos do gênero serão debatidos diariamente. E, nesse cenário, além da participação do setor nessas discussões, é fundamental também o engajamento na discussão on-line.
A análise de impacto, gerenciamento e mitigação das mudanças climáticas em cada negócio hoje é base para a decisão de investimentos. O alto risco incremental na produção, distribuição e potencial impacto social e ambiental exige uma avaliação criteriosa e transparente. Nesse sentido, a discussão sobre esse assunto, e engajamento de partes interessadas, mais que nunca, é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada.
Com uma alta demanda de informação e engajamento sobre os nossos negócios no mundo inteiro, é interessante considerarmos, estrategicamente, oportunidades de somarmos nossas ações e soluções às campanhas globais mais significativas. É hora de agirmos localmente sim e, ao mesmo tempo, garantirmos um posicionamento global para nossas soluções para os desafios globais. Esse posicionamento aumenta a visibilidade e o valor do nosso negócio. Seguem duas oportunidades como exemplo:
• Race To Zero (Corrida para o Zero): É uma campanha global para mostrar liderança e suporte de negócios, cidades, regiões e investidores por uma sociedade que seja carbono net zero em 2050. Essa coalizão representa, hoje, 25% das emissões globais de CO2 e cerca de 50% GDP. São 733 cidades, 31 regiões, 120 países, 3.067 empresas, 173 dos maiores investidores trabalhando por uma recuperação sustentável, resiliente, zero carbono, que previna futuros desafios, crie empregos decentes e suporte um crescimento sustentável. Todos podem participar e não há custo. Link para acesso: https://racetozero.unfccc.int
• ClimateShot – Transforming Agricultural Innovation for People, Nature and Climate (Transformando a inovação agrícola para pessoas, natureza e clima). Essa campanha foi iniciada em conjunto pelo CGIAR, Research Program on Climate Change, Agriculture and Food Security (CCAFS), e Reino Unido para reforçar o movimento “Agenda Ação para uma Agricultura inovadora” (Action Agenda for Agricultural Innovation) e será lançada na COP26, salientando bons exemplos de inovação agrícola. Também é uma campanha gratuita, aberta para submissões com casos de sucesso, vídeos e fotos, até 12 de novembro. Link para acesso: https://www.climateshot.earth.
Em setembro, vimos pouquíssima presença do setor na United Nations Food Systems Summit (Conferência de Sistemas Alimentares), deixando de trazer informações relevantes e significativas como base para políticas e critérios no mercado internacional. Na COP26, agora em novembro, essa presença é fundamental. O engajamento global permite a ação local reforçando nossas comunidades. Que possamos avançar nesse engajamento juntos, como setor.