Me chame no WhatsApp Agora!

William Domingues de Souza

Editor Chefe da Revista Opiniões

Op-AA-02

Como se constrói uma edição da Revista Opiniões

Como se constrói uma edição da revista Opiniões? Para definirmos a pauta da próxima edição, inicialmente investigamos com executivos considerados como referência no setor, qual é o assunto para o qual está se buscado um rumo, que seja de preocupação nacional, para o qual se requer uma decisão de consenso, que seja considerado como de fundamental importância estratégica e cuja decisão pode mudar de forma sensível os destinos do setor.

Descoberto o assunto, o próximo passo é pesquisar quais são os elos da cadeia produtiva que são envolvidos naquela questão. Em seguida, devemos identificar em cada um destes elos, os executivos que possam representá-los, expressando, sob a ótica de seus segmentos, as opiniões a respeito do assunto em pauta. Temos o cuidado de escolher executivos que estejam dando o norte nas reuniões, cujas idéias e posições quando expressas, sejam ouvidas e respeitadas.

E, quando não representa consenso, buscamos ouvir uma segunda opinião no segmento, procurando o executivo que seja o principal oponente da opinião inicial. Concluída a lista de participantes, formalizamos os convites. Estes executivos são convidados a escrever um artigo expressando o seu pensamento pessoal, sem a menor influência ou envolvimento da revista.

Assumimos o compromisso de que suas opiniões, sejam quais forem, serão publicadas com absoluta fidelidade. Por não serem jornalistas profissionais, estes nossos articulistas, formarão uma equipe heterogênea e produzirão seus artigos sob as mais variadas condições: na calma e com os recursos de seus escritórios, sobre suas pastas ou em lap-tops nos aeroportos, aviões ou hotéis.

Pedir para o executivo escrever sua opinião ao invés de conceder uma entrevista, faz toda a diferença. Sob esta condição o material produzido acaba tendo uma qualidade impar. O executivo pesquisa, consulta, discute, se aconselha, se aprofunda no assunto, escreve e reescreve o artigo várias vezes. Uns produzirão seus trabalhos em uma semana, outros demorarão 30, 40 dias... Mas ao final, teremos um verdadeiro tratado. É grande o trabalho de administração, mas o resultado final justifica o esforço.

Nesta edição a pauta é cogeração. Para ajudar o setor a orientar-se nas soluções possíveis, montamos um grupo de executivos realmente seleto. Alguns notórios, todos notáveis. Gente escolhida a dedo que, na vivência diária de muitos anos construiu, através de erros e acertos, uma posição alicerçada e estruturada e hoje, tem autoridade para emitir opiniões a respeito dos assuntos estratégicos do seu setor. Boa leitura. Boas decisões. Fiquem em Paz.