Me chame no WhatsApp Agora!

Daniel Costa Lopes

Vice-presidente Executivo de Sustentabilidade e Novos Negócios da FS

OpAA79

Etanol: o agente para a descarbonização da aviação
O Brasil é um dos principais produtores mundiais de etanol, propiciando muitas oportunidades para contribuir com a descarbonização de diversos setores e para a transição energética dos combustíveis fósseis para alternativas mais limpas e renováveis. Hoje, além de ser muito utilizado na mobilidade urbana, outros segmentos da economia já utilizam o biocombustível para diversas aplicações, como, por exemplo, para produtos antissépticos e cosméticos. Em âmbito mundial, também vão surgindo novas demandas e oportunidades, como o mercado de aviação, navegação, hidrogênio, etc. 

Uma das mais maduras é a alternativa sustentável para o setor de aviação, com o SAF (Sustainable Aviation Fuel, Combustível Sustentável de Aviação). A partir de compromisso firmado pela ICAO (International Civil Aviation Organization, Organização da Aviação Civil Internacional), ficou determinada a mistura obrigatória de combustível sustentável para as companhias aéreas, a partir de 2027, abrindo grandes oportunidades ao etanol. 

Quando falamos em SAF, os governos de mais de 100 países reunidos com a indústria e a sociedade civil estabeleceram o objetivo de que o combustível de aviação em 2030 deveria ser 5% menos intensivo em carbono do que o querosene de aviação, utilizado por quase toda a indústria aérea atual. Nesse contexto, cada governo membro do conselho estipulou uma meta interna. No Japão, por exemplo, a meta é alcançar 10% de uso de SAF até 2030. 

Já os Estados Unidos estabeleceram 5 bilhões de litros de SAF até 2030. Sendo assim, teremos uma alta demanda do setor de aviação para os próximos anos. 

O Brasil, como grande produtor global de etanol, com aproximadamente 35% da produção global, tem uma grande oportunidade de ser protagonista nesse mercado. O potencial do mercado de SAF chega a ser quatro vezes maior do que o mercado global de etanol, alcançando algo em torno de 400 bilhões de litros. 

Hoje, existem três principais tecnologias para a produção de SAF, o ATJ (alcohol-to-jet), o HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids) e o FT (Fischer-Tropsch). No ATJ, a molécula de etanol é desidratada, hidrogenada e oligomerizada. 

Trata-se de um processo de ligação das moléculas através de suas cadeias de carbono e hidrogênio para tornar o combustível mais complexo. Assim, é preciso em torno de 1,6 litro de etanol para produzir 1 litro de SAF. 

O HEFA é uma tecnologia diferente, na qual se produz o SAF com óleos vegetais, como o de milho ou óleo de soja, para originar bioquerosene de aviação. Já o FT é produzido a partir de biomassa. Todas essas tecnologias são importantes e complementares, possibilitando ao mundo ter uma matriz diversificada, com alto volume e escala de competitividade para atender a diversos mercados. No ATJ, a tecnologia que gerará uma maior demanda por etanol, aproximadamente dois terços da pegada de carbono do SAF está na matéria-prima (no etanol) e um terço está no processo de upgrading (transformação do etanol em combustível de aviação). 

Os mandatos globais exigem que o combustível sustentável emita 50% menos do que o querosene de aviação, que emite 90 gCO2/MJ. Portanto, é preciso que se faça um produto que tenha até 45 gCO2/MJ. 
 
Fomento à Inovação e Tecnologia:
No entanto, não basta apenas o potencial do mercado e as tecnologias disponíveis. É preciso também apoio dos setores público, privado e sociedade civil em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo tem diversas iniciativas para estimular a produção de SAF.

O IRA (Inflation Reduction Act, em português, Ato de Redução de Inflação), criado pelo presidente Biden, em agosto de 2022, cujo objetivo é investir em toda a economia americana, na segurança energética e clima, é benéfico para os fabricantes. 

No programa, há o crédito fiscal 40B (Crédito SAF), no qual o governo fornece US$ 1,25 por galão para os fabricantes que produzirem um combustível, seja qual for, com pelo menos 50% de redução de GHG versus o querosene de aviação. 

Já o crédito fiscal 45Z custeia para o produtor até US$ 1,75, conforme a pegada de carbono. O 40B é válido neste ano de 2024, e o 45Z vai de janeiro de 2025 a dezembro de 2027. 

Adicionalmente, o Environmental Protection Agency (Ministério do Meio Ambiente dos Estados Unidos) tem um benefício atrelado à área ambiental, designado RINs, permitindo fornecer ao produtor de SAF valor que pode chegar a mais de US$ 2,00 por galão. 

Esses dois incentivos do governo americano são um importante exemplo de como estimular a produção do SAF. No mercado americano, os incentivos podem chegar a 50% da receita do produtor de SAF.
 
Requisitos ambientais:
Para o Brasil exportar o etanol e ser fornecedor da matéria-prima para produção de SAF nos Estados Unidos, terá que garantir que o milho e a cana-de-açúcar utilizados para produção cumpram requisitos ambientais mais rigorosos do que os que já estão vigentes na legislação brasileira.

Será necessário, dentre outros, obedecer a uma data de corte de desmatamento de 2008, ou seja, mais rigorosa do que a do Código Florestal Brasileiro. Para acessar o mercado americano, também teremos que cumprir requisitos de segregação de molécula de cada planta até a chegada desse produto aos Estados Unidos, encarecendo o produto e complexificando sua expedição. 
 
No caso da FS, para participar desse mercado, precisamos comprar o milho de forma um pouco mais seletiva. O milho que compramos no Mato Grosso, felizmente, já cumpre boa parte dos requisitos ambientais exigidos. Precisaremos observar a data de corte do desmatamento legal, o que é factível. 

A política socioambiental da FS e os 75% de elegibilidade no RenovaBio já nos colocam em um cenário bastante favorável de partida. Além disso, temos hoje, pelo RenovaBio, uma pegada de 17 gCO2/MJ (80% menor do que a gasolina). 

Soma-se a isso que a FS acabou de receber a certificação ISCC Corsia, que atesta o nosso etanol para produção de SAF e como um produto de baixo carbono. Para atingir essa certificação, já precisamos cumprir, por exemplo, a data de corte de 2008 para desmatamento zero.

Somos também a primeira empresa de biocombustível da história a receber o requisito de Low LUC Risk, atestando que o nosso etanol é rastreado nessa certificação em colaboração com um de nossos fornecedores de milho de segunda safra, o Grupo GGF, que também se adequa aos requisitos ambientais mais elevados internacionalmente. 

Além disso, garante que compramos um milho de áreas que não têm emissões de carbono atreladas à mudança do uso da terra. Ou seja, conseguimos demonstrar que já existe milho de segunda safra no Mato Grosso, com ganhos de produtividade atrelados ao baixo carbono e que cumpre requisitos ambientais dos mais rigorosos internacionalmente. 

O etanol brasileiro terá uma grande oportunidade imposta pela nova demanda do modal aéreo. A partir do próximo ano, os programas internacionais de fomento à tecnologia, por exemplo, dos Estados Unidos e Japão, estimularão mais as exportações de etanol para a produção de SAF. 

No Brasil, esse mercado começará a ter estímulos por meio do marco legal do Combustível do Futuro, num momento crucial para todo o mundo, em que precisamos avançar para um futuro mais sustentável. O uso do combustível sustentável de aviação não é apenas uma tendência, mas uma necessidade essencial para a descarbonização no setor aéreo. O etanol, mais uma vez, deverá ter um papel de protagonismo nesta indústria.